Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marcas indesejáveis

Saiba quais os tratamentos mais indicados para estrias

Redação Bonde
17 out 2011 às 16:21

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A estria é uma atrofia de pele adquirida, de aspecto linear e sinuoso, com um ou mais milímetros de largura. Trata-se de uma lesão decorrente da degeneração das fibras elásticas e colágenas, em algumas áreas do corpo, e rompimento das fibras da derme, devido à distensão exagerada, provocada pela gravidez ou excesso de peso, ou alterações hormonais. Inicialmente a estria apresenta coloração avermelhada e torna-se esbranquiçada à medida que passa por um processo de amadurecimento. Ela pode ser superficial, profunda, estreita ou larga.

As estrias apresentam-se paralelamente umas às outras e perpendicularmente às linhas de fenda da pele, o que indica um desequilíbrio elástico localizado. Tendem a ser bilaterais, em ambos os lados do corpo, e simétricas. Quanto à sua localização, são mais comuns nos glúteos, seios, abdome, coxas e região lombosacral. Raramente, aparecem em regiões como joelho, tórax, região pélvica, antebraço, porção anterior do cotovelo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entrevistamos a fisioterapeuta Camila Cheloni, membro da equipe do Centro de Estética da Clínica Alan Landecker, que fala um pouco sobre a causa das indesejáveis estrias e os tratamentos mais eficazes para combatê-las.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


1) Quais os fatores desencadeantes das estrias?

Publicidade


Existem três teorias básicas para explicar as causas das estrias:


a) Teoria mecânica: acredita-se que a excessiva deposição de gordura no tecido subcutâneo, com subseqüente dano às fibras elásticas e colágenas da pele, seja o principal mecanismo do aparecimento dessas cicatrizes. As estrias também são consideradas seqüelas de períodos de rápido crescimento, quando ocorre a ruptura ou perda das fibras elásticas dérmicas. Exemplos clássicos são a gravidez, o estirão do crescimento em adolescentes e quando ocorrem grandes flutuações de peso.

Publicidade


b) Teoria endócrina: as estrias podem aparecer como efeito colateral da cortisona, quando esta droga é usada para tratar uma determinada doença.


c) Teoria infecciosa: processos infecciosos podem provocar danos às fibras elásticas, provocando o aparecimento das estrias. Alguns exemplos são a febre tifóide, tifo, febre reumática, hanseníase e outras infecções.

Publicidade


2) Quem tem mais propensão a ter estrias?


As estrias são encontradas em ambos os sexos, com predominância no público feminino, principalmente a partir da adolescência. Entretanto, elas podem aparecer em todas as idades. Na mulher adulta saudável, a incidência de estrias é 2,5 vezes mais freqüente que no homem nas mesmas condições.

Publicidade


3) Quais os principais tratamentos para minimizar/erradicar estrias?


As estrias são lesões irreversíveis, por isso não existem um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os procedimentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulam a formação de tecido colágeno subjacente, tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Quando a estria é recente, é possível tratá-la e até revertê-la com o uso de tratamentos como esfoliação, laser etc. Na verdade, quanto mais precoce for o tratamento, melhor será a resposta do paciente. As estrias brancas e com relevos são mais difíceis de se obter resultados satisfatórios com tratamentos estéticos. Durante o tratamento, a exposição ao sol deve ser evitada por dois meses, em média.

Publicidade


a) Laser


Quando utilizado na fase avermelhada (imatura) da estria, o laser provoca um fechamento dos pequenos vasos sanguíneos e estimula a formação de um novo colágeno, dando à estria uma tonalidade próxima a da pele e uma diminuição do seu tamanho. Na fase esbranquiçada (madura), o laser atua, basicamente, estimulando a produção de um novo colágeno e visa somente a diminuição do tamanho da estria. São necessárias pelo menos 5 sessões, que podem ser mensais ou quinzenais. O método é indolor e o grau de satisfação dos pacientes vai de regular a bom. Quando o laser é associado a outras terapias, como cremes a base de ácidos, este resultado pode ser potencializado. O tempo de aplicação depende da quantidade e localização das estrias e varia de 10 minutos a 30 minutos. Após o procedimento, o paciente não deve se expor ao sol. O laser associado a outros tratamentos, como o peeling de cristal, potencializa o resultado.

Publicidade


b) Tratamento com Ácidos


Alguns tipos de ácido, como o retinóico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão, sendo que a exposição solar deve ser evitada. É indicado para os dois tipos de estrias, mas em especial nas recentes (avermelhadas). O tratamento dura entre 4 e 6 horas e, após seu término, o paciente não deve se expor ao sol. Deixar a pele descamar. Uma dica é não utilizar hidratantes na região para que a pele descame rapidamente e renove o tecido.


c) Peeling de Cristal

Trata-se de um procedimento de ação mecânica mais intensa, com o qual a estria é bombardeada por um jato de microcristais de óxido de alumínio. É um procedimento simples e de rápida recuperação indicado para todos os tipos e, em especial, para estrias recentes, onde o resultado é mais satisfatório e visível. O tratamento dura em torno de 30 a 40 minutos e a exposição solar é proibida durante o tratamento e pelo período de um mês após o seu término (com Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo