Neste domingo (28) a Sandoz, divisão do Grupo Novartis para genéricos e biossimilares, realiza a corrida e caminhada Sandoz Run em Londrina. O evento é gratuito e celebra o Dia Nacional do Medicamento Genérico, objetivo ser incentivo à prática esportiva e à qualidade de vida da população. No total, 1200 pessoas participarão de provas de 5 Km e 10 Km de percurso.
A largada será às 8h da manhã no Aterro do Lago Igapó 2 e seguirão por um trajeto em torno do lago e nas proximidades. Os corredores ganharão kit de participação com camiseta, bolsa e medalha – os três primeiros colocados serão contemplados com troféus e medalhões.
A iniciativa no Dia Nacional do Genérico reforça a importância de levar acesso à saúde para as pessoas por meio de medicamentos de qualidade. "Essa atitude é fundamental num mundo em que parte significativa da população ainda não tem acesso a medicamentos básicos, bem como conhecimento sobre prevenção e tratamento de doenças. O acesso está no DNA da Sandoz", afirma Guilherme Barsaglini, Diretor de Marketing e Inteligência de Mercado da empresa.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
O Dia Nacional do Genérico ressalta à sociedade a importância deste tipo de medicamento, que oferece a mesma eficácia dos remédios de referência de forma mais acessível. No Brasil, a lei dos genéricos foi implementada em 1999 e, desde então, estes medicamentos ajudam a aliviar gastos dos sistemas de saúde públicos que se tornam cada vez mais sobrecarregados.