A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação de Controle de Endemias, realiza nos dias 15 e 16 de maio, ações educativas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na região sul de Londrina. O objetivo é mobilizar a comunidade e intensificar a divulgação dos cuidados necessários para evitar a proliferação do vetor, que transmite, além da dengue, doenças como a febre chikungunya e o zika vírus.
Na segunda-feira (15), das 8 às 14 horas, haverá uma exposição de endemias em frente à Unidade Básica de Saúde Piza/Roseira, localizada na rua Veneza, 546. "Os agentes de endemias do Município vão orientar os usuários da UBS e a comunidade local, utilizando como recursos maquetes, larvários e materiais simbolizando os tipos mais comuns de criadouros do mosquito. Estamos reforçando a divulgação nessa área da região sul, que apresentou um dos maiores índices de infestação do Aedes aegypti no último Levantamento Rápido (LIRAa) divulgado pela Saúde, em abril", informou a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos.
Além das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, também serão trabalhadas informações a respeito do bicho barbeiro, caramujo africano, esquistossomose e leishmaniose. Durante a ação, a população receberá exemplares da cartilha informativa que a Secretaria Municipal de Saúde utiliza para reforçar quais são as principais medidas preventivas contra o mosquito da dengue, apontando os locais mais vulneráveis em relação ao risco de proliferação.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Também participam do evento, dando suporte na distribuição dos materiais e na divulgação, cerca de cinco agentes comunitários de saúde e 25 crianças atendidas pela Associação Pró-Criança, que fica próxima à UBS do bairro.
Palestra e treinamento
Na terça-feira (16), será realizada mais uma palestra educativa no combate ao Aedes aegypti. A ação irá ocorrer, das 9 às 10h30, em um condomínio residencial localizado na Avenida Gil de Abreu Souza, 2.335, no bairro Nova Esperança, região sul.
A atividade tem como objetivo conscientizar os moradores e funcionários das residências, além de cerca de 20 colaboradores do condomínio. Os participantes vão receber orientações diversas e também farão um treinamento, percorrendo diferentes áreas do condomínio para identificar os principais locais que são potenciais criadouros do mosquito.