No auditório da prefeitura de Francisco Beltrão, a secretária municipal da Saúde Cíntia Ramos alertou sobre a situação da dengue no Paraná, onde seis cidades estão em alerta: Cianorte, Paranavaí, Sarandi, Cambé, Nova Esperança e Guaíra. "Estamos preocupados", disse.
Cíntia apresentou um relatório dos casos notificados desde o início do ano em Beltrão, que apontou a confirmação de cinco casos de dengue importados e 85 autóctones. Nos últimos dias, mais duas pessoas com suspeita de dengue foram submetidas a exames. (Com informações do Jornal de Beltrão)
Progressão e sintomas
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
O período de incubação é de três a quinze dias após a picada. Dissemina-se pelo sangue. Os sintomas iniciais são febre alta de início abrupto, mal-estar, anorexia, cefaleias, dores musculares e nos olhos.
No caso da hemorrágica, após a febre baixar pode provocar gengivorragias e epistáxis (sangramento do nariz), hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos e enfartes em vários órgãos, que são potencialmente mortais.