A saúde bucal das crianças deve ser uma preocupação dos pais mesmo antes do nascimento do primeiro dentinho. Pensando nisso, a MAM, marca de produtos para bebês, e o blog Tempojunto disponibilizaram um guia prático com técnicas para escovar os dentinhos brincando.
De acordo com Adriana Mazzoni, especialista em odontopediatria, o ideal é que a higiene bucal dos bebês que se alimentam de leite materno passe a ser feita logo quando surge o primeiro dentinho. Já as que se alimentam de fórmula láctea podem precisar dos primeiros cuidados quando a gengiva ainda está lisa. "A diferença está na composição desses alimentos, já que o leite materno tem propriedades que impedem o aparecimento de bactérias que causam cáries e preservam a saúde bucal", explica.
"Mesmo quando bebês e crianças entendem a importância da higiene bucal, pode ser um desafio para os pais estabelecer rotinas saudáveis", comenta Jorge Pasquotto, diretor-geral da MAM no Brasil.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Veja sete dicas para deixar a hora da escovação mais divertida:
1. Crie uma história: ao ajudar os pequenos a criar elementos fantasiosos em torno da escovação dos dentes, o processo fica mais divertido e atraente.
2. Deixe seu filho explorar: toda criança é um pequeno curioso cientista. Dê um tempo durante o momento da escovação, para que ela possa explorar a escova, sua textura, as cores e os diferentes formatos.
3. Invente uma música: e depois disso, cante com seu filho. A música desperta a alegria do momento e a escovação passa de "coisa chata" para "quero mais"
4. Deixe a criança escovar os dentes dos pais: deixe que ele explore a sua boca. A criança pode não enxergar direito sua pequena boca, então vai amar explorar a dos pais.
5. Escove o dente de um brinquedo: da mesma forma o filho pode escovar os dentes dos pais, ele também pode ser responsável por escovar o dente de um brinquedo.
6. Competição escova-escova: o objetivo não é fazer correndo para ver quem termina primeiro, mas quem deixa os dentes mais limpos. Para garantir, os competidores precisam mostrar o fundo dos dentes e a língua.
7. Seu mestre mandou: deixe que seu filho seja o mestre primeiro. Ele precisa dizer o que fazer com a escova primeiro. Quando os papéis se inverterem e for a sua vez, não se fixe nas etapas da escovação. Brinque com a criança, sugerindo que ela passe a mão na barriga e escove a língua ao mesmo tempo, por exemplo.