Com o início do inverno e o uso mais intensificado do secador, os cuidados com o ressecamento dos cabelos se redobram. Uma opção sugerida pelo salão paranaense Mulher Plena é a plástica capilar, um tratamento para hidratar e recuperar cabelos extremamente danificados, sem alterar sua estrutura.
A plástica capilar, ou plástica de fios, é uma requeratinização capilar que foi desenvolvida pela indústria cosmética japonesa e, em pouco tempo, ganhou adeptos no mundo todo.
"O tratamento proporciona uma hidratação profunda, pois repõe as proteínas perdidas, nutrindo internamente os fios. O resultado é um cabelo, macio, brilhante e extremamente hidratado", explica a hair stylist Marle Cassiano, uma das proprietárias do Mulher Plena.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Procedimento
"O principal ingrediente é a queratina, proteína que constitui cerca de 80% do fio. O procedimento leva cerca de duas horas. Primeiro, o cabeleireiro lava o cabelo com um xampu de limpeza profunda, que remove todos os resíduos e abre as cutículas do fio, preparando-o para o próximo passo. Depois, ele seca 70% as madeixas e aplica um produto à base de queratina, que durante 20 minutos será ativada pelo secador e depois chapinha, a fim de selar a queratina no cabelo. É preciso esperar ao menos 48 horas para lavar a cabeça" conta Marle.
A plástica capilar é indicada especialmente quando os cabelos já estão bem ressecados em razão do excesso de chapinha, sol ou opacos pelo uso contínuo do secador nos dias frios, alisamento e tinturas com permanente, ou ainda recondicionados termicamente.
Marle explica que é importante uma avaliação do profissional para se determinar o tratamento indicado. "A hidratação semanal, feita em casa ou no salão, continua funcionando bem para manter o cabelo saudável." Ela faz uma ressalva: "em alguns casos, o cabelo está tão ressecado e sem vida, que a hidratação por si só não é suficiente para recuperar o desgaste da fibra capilar." (com Ana Navarro)