Uma técnica difundida pela ONG Mãos sem Fronteiras vem ajudando usuários de drogas na recuperação da dependência química. Por meio da Estimulação Neural®, técnica de saúde feita com o uso consciente das mãos em pontos energéticos do corpo, os pacientes tratam não apenas os sintomas físicos, mas psíquicos e emocionais.
Segundo Eliane Padovani, voluntária da ONG, a técnica é integrativa, ou seja, não conflita com os tratamentos tradicionais. "O processo passa primeiro pela preparação do paciente para a desintoxicação e oferece o apoio para que possa continuar livre da substância química", explica.
Diferente do vício, a dependência se caracteriza pelo uso excessivo e compulsivo da droga, gerando uma conexão psíquica mais profunda e patológica. "A dependência química é uma doença e, como tal, precisa ser tratada", explica Padovani. Embora o tratamento parta da vontade do usuário, toda a família pode ajudar, aprendendo a técnica. "Os benefícios são rápidos
e a pessoa pode observá-los prontamente na saúde física e psíquica", finaliza.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Curso
Quem deseja fazer o curso, tanto para aplicar nos demais quando para se auto tratar, deve fazer sua inscrição antecipada para garantir a vaga. O curso é dividido em dois níveis e acontece neste mês:
1º Nível - 12 de maio
2º Nível - 14 de maio
19h30 até 22h30
Local: Rua Francisco Rocha, 198 NEX-Batel. Curitiba-PR