Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Altas temperaturas

Trabalhadores expostos ao sol precisam redobrar proteção

Redação Bonde com assessoria de imprensa
09 nov 2012 às 15:45

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é preciso esperar a temporada de férias nas praias para estar sujeito à exposição solar. Os trabalhadores que atuam ao ar livre já começam a sofrer desde já a incidência dos raios solares nos horários mais prejudiciais à saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dos 140 mil novos casos estimados para 2012, pelo menos 22,4 mil estão situados na região Sul. Destes, 7,4 mil devem acometer a população paranaense.

Diante dessa realidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta a população que atua sob o sol a buscar proteção contínua, já que a maioria dos casos de câncer da pele surge nas regiões mais expostas, a exemplo do rosto. "É importante utilizar bonés, protetor solar conforme o tom de pele, bem como usar camisas de manga longa e tecidos apropriados para a estação", recomenda o dermatologista José Roberto Shibue, coordenador estadual do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A entidade vai levar exames gratuitos à população de várias cidades do Estado no dia 24 de novembro. Além de Curitiba, as cidades de Londrina, Apucarana, Cascavel, Paranavaí, Guarapuava e Toledo terão serviços gratuitos para avaliação clínica da pele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


O coordenador da ação ressalta, ainda, que pesquisa da entidade constatou que cerca de 70% da população não tem o hábito de se proteger. Segundo Shibue, as pessoas não devem se cuidar apenas durante a temporada de férias ou nos dias de muito sol. Mesmo nos dias nublados ou de mormaço, a incidência dos raios ultravioleta pode causar danos à pele, sendo que rosto, pescoço e tronco ficam de duas a quatro vezes mais expostos do que outras partes do corpo. "Os cuidados com a pele devem ser diários, sendo que a melhor forma de prevenção é o uso do protetor solar", explica o dermatologista. Aliado a isso, roupas, bonés, chapéus e óculos de sol formam uma barreira física que ajuda na prevenção da doença.

Serviço
Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele
Organização: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Data: 24 de novembro
Exames gratuitos preventivos em sete cidades do Paraná
Informações: Site da SBD - www.sbd.org.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo