Capacitar profissionais de saúde e outras áreas para difundirem e ensinarem técnicas corretas de amamentação e os benefícios para os bebês e as mães. É o enfoque da primeira pós-graduação do Brasil em Aleitamento Materno, lançada pela UniFil com início das aulas programado para 18 de setembro. O curso de especialização já tem alunos inscritos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do Norte do Paraná.
Além de assuntos relacionados à saúde, a pós-graduação aborda questões legais, direitos das mães, políticas públicas de incentivo, programas de apoio em empresas e outros temas. "O conteúdo passa por anatomia, fisiologia, lactação, técnicas de auxílio às mães, como superar problemas precoces e evitar consequências de bico artificial, alimentação complementar, aspectos nutricionais, legislação, erro médico e até violência obstétrica", informa a professora Cristiane Gomes, uma das coordenadoras do curso.
Segundo ela, as mulheres querem amamentar mas enfrentam obstáculos como falta de apoio e de orientações corretas. "Profissionais que trabalham com mães e bebês precisam estar preparados. Existem muitos mitos a ser superados", comenta. Um dos exemplos: se o bebê chora, o leite materno é fraco. "O choro é a comunicação da criança com o mundo exterior. Nada tem a ver com qualidade do leite", explica. Outro: dar de mama no peito é dolorido. "Com a posição correta do bebê e a pega certa do bico do seio, a mãe não tem dor", ressalta.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Cristiane Gomes está entre os 66 profissionais no País com título de consultor internacional em amamentação, aprovada pela International Board os Lactation Consultant Examiners (IBLCE) - órgão reconhecido mundialmente como principal certificador de especialistas em aleitamento e cuidados com amamentação. Fonoaudióloga, tem doutorado em Pediatria e pós-doutorado em Saúde Coletiva.
Outro coordenador é o médico Marcus Renato de Carvalho, mestre em Saúde Pública e professor do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também consultor da IBLCE, publicou o livro "Amamentação: bases científicas", edita o portal www.aleitamento.com e é uma das principais referências do Brasil no tema.
Para mais informações e inscrições www.unifil.br/posgraduacao, email [email protected] ou (43) 3375.7680.