Pesquisar

Canais

Serviços

Confira a receita!

Whey Protein tem impacto positivo na saúde dos idosos

- iStock
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 out 2019 às 09:32
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

A sarcopenia é um processo característico do envelhecimento associado ao declínio de massa, de força e de função muscular, responsável pelo comprometimento da qualidade de vida, uma vez que se aumenta a fragilidade e o risco de lesões. Estudos mostram que a suplementação de determinados nutrientes é favorável para amenizar as condições relacionadas ao processo sarcopênico em idosos, aprimorando parâmetros de força e de volume muscular.

Continua depois da publicidade

Por isso, o Whey Protein é o reforço nutricional mais estudado em relação à melhora da saúde muscular em pessoas com sarcopenia. As proteínas do soro do leite são digeridas rapidamente e induzem a uma melhor resposta anabólica em pessoas mais velhas do que as proteínas que são digeridas lentamente.


Pesquisas na literatura indicam que aumentar a ingestão de proteína na dieta ou fornecer proteína suplementar, em quantidade de 1,2 g de proteína/kg de peso corporal é ideal para auxiliar na qualidade de vida de idosos, reduzindo os efeitos do envelhecimento no músculo. A necessidade de uma ingestão proteica maior é por conta da redução da resposta anabólica nos idosos para compensação das inflamações e condições catabólicas associadas a doenças agudas e crônicas.


Um recente estudo, de autoria de Bo et al., investigou o efeito da complementação de proteína de soro de leite, vitamina D e E nas medidas de sarcopenia de 60 idosos. Os participantes foram selecionados em um modelo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo por 6 meses, com aferição de medidas de massa e força muscular, função física, qualidade de vida e índices bioquímicos, antes e após a intervenção.


Os resultados observados demonstraram que a suplementação combinada de proteína de soro de leite, vitamina D e E pode melhorar significativamente todos os parâmetros analisados nos voluntários.

Continua depois da publicidade


A qualidade da proteína escolhida na suplementação faz diferença nos resultados esperados. A ultrafiltração é uma tecnologia que utiliza o processo de separação do soro do leite por membranas, no intuito de preservar os peptídeos bioativos do soro do leite. Esses componentes auxiliam não só na síntese e recuperação muscular, mas também reforçam o sistema imunológico.


Uma forma de variar o consumo é incluir Whey Protein em receitas criativas. Misturar com frutas, por exemplo, além de aumentar os nutrientes da preparação ainda acrescenta sabor às receitas.


Para inovar no consumo de Whey Protein, siga a sugestão de receita abaixo:


Smoothie Pink Nutrition


Ingredientes:


- 1 banana congelada
- 1 colher-medida de Whey Protein sabor morango
- 1 copo de 150 ml de bebida vegetal
- 1 colher de sopa de aveia em flocos
- Gelo a gosto (opcional)


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um smoothie cremoso.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade