A saliva pode ser uma vilã na boca da terceira idade. Isso porque, dependendo do PH, espessura e/ou a falta de saliva podem causar proliferação de bactérias e inflamações. Estes problemas quando não tratados podem evoluir para um quadro de periodontite e ocasionar até mesmo a perda dos dentes. De acordo com o cirurgião-dentista e diretor técnico da Simplan Implante Dentário, Dr. Gabriel Lembo, esse quadro é muito comum em idosos.
"Com a chegada da terceira idade, é normal as glândulas salivares se atrofiarem, o que reduz a produção de saliva. Além disso, nesta fase da vida, não é raro o uso de medicação para controle de doenças sistêmicas e são esses medicamentos que, muitas vezes, mudam o PH da saliva, sua espessura e até mesmo diminui a quantidade. Este quadro chamamos de xerostomia, referenciada por muitas pessoas como "boca seca". É importante dizer que há solução sem o corte dosmedicamentos responsáveis pelo problema e que essa solução reduz a chance do idoso desenvolver doenças bucais", explica Lembo.
De acordo com o cirurgião-dentista, a melhor forma de combater a xerostomia é ingerindo bastante água e o mais importante: cuidar da higiene bucal, além de realizar visitas regulares ao dentista. "Outra forma muito comum e eficiente de combater a xerostomia é usar a saliva artificial, que é um lubrificante oral sem sabor. Vale ressaltar que somente um dentista pode indicar o melhor tratamento após uma detalhada avaliação de cada caso", diz.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Periodontite
A periodontite, também conhecida como piorréia, é uma inflamação crônica que acomete o periodonto: gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes. É uma doença multifatorial complexa, na qual bactérias, assim como a imunidade do pacientes contribuem para a destruição do periodonto. A periodontite é uma das principais causas de perda de dentes em adultos, principalmente idosos, além de causar mudança na posição dos dentes. Em muitos casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e pode ocorrer acúmulo de pus.
Os sintomas da periodontite são: sangramento gengival, alteração do paladar, sensibilidade dental, dores e desconfortos gengivais, alteração da cor dos dentes, mau hálito e tártaro.
Perda dos dentes
A falta de apenas um dente pode causar, entre muitos problemas, dores de cabeça, disfunções gastrointestinais e baixa estima, já que o sorriso está intimamente ligado à aparência e convivência social. Hoje, existem duas opções para reposição dos dentes: prótese móvel, mais conhecida como dentadura e a prótese fixa sobre o implante, que são os implantes dentários. "Atualmente, a maioria dos nossos pacientes recorrem aos implantes dentários, que oferecem várias vantagens em relação a outros tratamentos convencionais. As principais são: fixação, melhor mastigação, semelhança aos dentes naturais, conforto, autoestima e, principalmente, durabilidade", comenta o Dr. Gabriel Lembo.
Os implantes dentários
O implante é um procedimento cirúrgico que consiste na colocação de pinos de titânio no osso maxilar ou mandibular, no lugar das raízes dos dentes. Por meio desses pinos uma prótese fixa é instalada no lugar dos dentes perdidos.
(Com Fundamento Comunicação)