Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Yoga Massagem Ayurvédica reequilibra a energia vital

Redação Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
- Folha / João Mário Goes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Técnica associa conceitos da massagem ayurvédica com movimentos de alongamentos e trações de uma variedade do yoga conhecida como Iyengar; ao lado, uso do pó terapêutico e esfoliante

Despertar a consciência corporal e ainda promover o relaxamento. Desintoxicar o organismo e restabelecer o equilíbrio físico, psíquico, emocional e espiritual. Essas são algumas das propostas da ''Tradicional Ayurvedic Yoga Massage'' ou, como é conhecida no Brasil, Yoga Massagem Ayurvédica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A técnica, segundo o massoterapeuta Deo Ortiz, que atua em Londrina uma vez por mês, é uma associação de conceitos da massagem ayurvédica indiana tradicional com movimentos de alongamentos e trações de uma variedade do yoga conhecida como Iyengar, que tem como característica o trabalho de permanência dos movimentos. ''A técnica é contemporânea, e foi desenvolvida pela mestre indiana Kusum Modak, que vive em Pune, na Índia'', completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Muito além da estética ou do simples relaxamento, explica Ortiz, o grande propósito dessa técnica é mesmo o tratamento. ''É uma massagem terapêutica, que visa a cura das enfermidades e dores'', ressalta.

Publicidade


São mais de 170 manobras, específicas para cada parte do corpo. Mas, durante uma sessão são trabalhadas no máximo 30. ''Sempre há uma conversa inicial com o paciente, quando ele relata suas queixas, e, de acordo com isso, são feitas monobras específicas para o problema'', explica. Ele ressalta que a massagem também pode ser feita de maneira profilática, para evitar dores, principalmente na coluna.


Diferentemente da massagem ayurvédica tradicional, que tem movimentos específicos para cada dosha (a cultura indiana diz que existem três tipos, cada um deles com características biológicas e de personalidade diferentes), nessa técnica o organismo é trabalhado de forma geral, só variando a intensidade das manobras, aí sim de pessoa para pessoa.

Publicidade


Os três pilares dessa massagem, segundo Ortiz, são a circulação sanguínea, a respiração e o prana, considerado na cultura indiana a energia vital ou fluxo energético. ''Ela atua em três campos, no corpo físico, no emocional e no psíquico ou espiritual. A massagem é desintoxicante porque quanto mais se trabalha o fluxo de energia, mais faz o fluxo de energia andar, fazendo com que as toxinas sejam liberadas, e quanto mais alongada a pessoa fica, mais tem energia circulando. Ela fortalece o sistema imunológico, melhora a confiança e reequilibra o fluxo de energia vital'', explica.


Durante a massagem são usados óleos, que podem ser terapêuticos, como os de cravo, alecrim, lavanda, cada um indicado para um tipo de necessidade, e uma novidade - o pó de coco de babaçu. ''Ele é amazônico, e eu uso para substituir o pó indiano chamado vekhand'', explica. O uso do pó, segundo ele, além de terapêutico (possui propriedades antiinflamatórias e analgésicas), também tem efeito esfoliante. E o óleo ajuda a aquecer o corpo.

Publicidade


A grande característica dessa massagem são as manobras feitas de forma lenta e profunda. E pés e mãos são usados para os movimentos. Com a ressalva de que, com os pés, ele utiliza um banco onde jogar o próprio peso, para não sobrecarregar quem recebe a massagem.


Serviço: Mais informações pelos telefones (43) 3345-3921 e 9907-8432, Londrina.

Chiara Papali
Reportagem Local


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade