O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) reduziu para 10 dias o tempo mínimo para doação de sangue de curados da Covid-19. O prazo de espera anterior era de 30 dias, a medida segue a recomendação técnica do Ministério da Saúde.
Segundo o diretor do Hemocentro Regional de Londrina, Fausto Trigo, as mudanças no prazo variam de acordo com a manifestação da doença em cada paciente. Para quem contraiu a doença apresentou sintomas, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença, com o fim dos últimos sintomas. No caso dos assintomáticos, os 10 dias passam a ser contados após a confirmação da doença, por meio de teste. Por fim, quem teve contato com algum positivado, mas não apresentou sintomas pode doar 7 dias após o contato.
Trigo afirma que a redução do tempo é segura. “Com o tempo, conseguimos aprender o comportamento do vírus. A diminuição do prazo é segura para os doadores”.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Doação de sangue
Em meio à pandemia, o Hemocentro enfrentou problemas com a redução do estoque de bolsas de sangue. Nos últimos anos, a redução nas coletas foi de aproximadamente 10%, saindo de 1.250 bolsas coletadas mensalmente e indo para 1.115.
Como medida de segurança contra a Covid-19, as doações seguem sendo agendadas de forma online. Os interessados devem acessar a página da Secretaria de Saúde e escolher a unidade e horário da doação. Dessa forma, além de evitar aglomerações, agiliza o processo. “Com o agendamento, o processo é bastante rápido. Dura no máximo 1 hora”, garante o diretor da unidade.