Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
A famosa "pressão alta"

Hipertensão arterial: saiba como prevenir e evitar complicações

Reportagem Local
26 abr 2024 às 12:30

Compartilhar notícia

- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2023, 45% da população no Brasil apresentam hipertensão. O número de diagnósticos é alarmante e cresce a cada ano, sendo que quatro a cada cinco pessoas com a doença no mundo não recebem o tratamento adequado. 


O desconhecimento pode acarretar problemas ainda maiores e, para combatê-lo, foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira (26).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conhecida como “pressão alta”, a doença crônica ocorre quando a pressão do sangue contra a parede dos vasos é grande. Isso acaba agredindo as artérias e faz com que elas fiquem mais estreitas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


“A hipertensão é definida pela condição em que a pressão máxima fica em 140, ou 14, como as pessoas dizem, e a mínima em 90, ou 9. Então se a pessoa tem uma pressão mantida em várias vezes de 140 por 90 ou mais, estamos diante de uma pessoa com a doença”, pontua o cardiologista Evander Moraes Botura, do Hospital Evangélico de Londrina.

Publicidade


O especialista ressalta que a hipertensão pode acarretar graves complicações. “No cérebro, a hipertensão é a principal causa de sangramento cerebral, e também provoca trombose cerebral. Além disso, a hipertensão atua nos dois tipos de AVC, o que ocorre por sangue e o causado pela trombose. Nos olhos, a doença diminui o calibre dos vasos, e com isso a acuidade visual cai. Também pode haver sangramento da retina, que é o fundo do olho", detalha. 


No coração, a hipertensão provoca o aumento de tamanho para gerar mais força. No isso funciona, mas depois o aumento acaba em falência do músculo, que é sobrecarregado. Em relação aos rins, é a segunda maior causa de perda renal no Brasil e no mundo. Nas pernas, ela contribui para o surgimento de trombose”, acrescenta Botura. 


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Hipertensão arterial: como prevenir e evitar complicações
Saiba mais sobre a hipertensão arterial, suas causas, consequências e formas de prevenção. Confira dicas de especialistas e medidas para combater a doença.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo