25/02/20
32º/19ºLONDRINA
Fique sabendo

Autoteste de HIV já é vendido nas farmácias de Londrina

Neste ano, as farmácias e drogarias brasileiras passaram a vender um teste de triagem para HIV. O exame, chamado Action, da empresa Orangelife Comércio e Indústria, recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio e passou a ser vendido no segundo semestre em Londrina. De acordo com uma pesquisa na internet e nos estabelecimentos locais, o preço varia entre R$ 68,50 e R$ 79,90.

O autoteste, como também é chamado, é muito parecido com aquele realizado nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Segundo informações publicadas no site do governo brasileiro, "o teste funciona com a coleta de gotas de sangue, semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos". O manual de instruções e a bula ensinam como fazer a leitura do resultado, que sai em até 20 minutos.


O exame informa na embalagem que tem efetividade de 99,9%. Para não correr o risco de que o resultado seja um falso-negativo, porém, a pessoa precisa esperar 30 dias após a exposição de risco para fazer o teste, período conhecido como janela imunológica. Se o resultado for positivo, é necessário procurar um CTA para fazer um exame confirmatório (o primeiro resultado, sozinho, não configura diagnóstico).

Divulgação
Divulgação - O teste dá resultado em até 20 minutos
O teste dá resultado em até 20 minutos


O Portal Bonde testou o Action. O kit traz um dispositivo de teste, um líquido reagente (solução tampão), um sachê de álcool, um capilar (dispositivo coletor) e uma lanceta. O procedimento é simples, mas requer atenção. Primeiro, a pessoa deve limpar a ponta de um dedo com o sachê de álcool. Depois, deve furá-lo com a lanceta (que só funciona uma única vez), colher uma gota de sangue com o capilar e depositá-la no local indicado no dispositivo de teste. Por fim, deve-se pingar três gotas do líquido reagente sobre a amostra de sangue e aguardar o resultado (se aparecer uma listra é negativo; se aparecerem duas, é positivo). Confira abaixo o tutorial que o Portal Bonde fez para a realização do autoteste.



Para o Portal Bonde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez uma avaliação positiva do autoteste. "O exame foi muito elogiado pela nossa equipe técnica. Pedimos apenas para [a empresa] melhorar a bula e o roteiro do passo-a-passo do procedimento."

(Com informações de Vitor Ogawa)
Thiago Ramari/Redação Bonde
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal