A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina amplia a vacinação contra a gripe para o público em geral. Para alcançar um maior número de pessoas, três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão funcionar neste sábado (4), das 8h às 18h, exclusivamente para a vacinação contra a gripe. Serão a UBS Armindo Guazzi, na região leste, UBS Alvorada na região oeste e a UBS Guanabara, na região centro-sul de Londrina.
A vacina estará disponível para toda a população maior de seis meses de idade. Sem a necessidade de agendamento, o atendimento será por livre demanda. Quem comparecer às unidades de saúde precisará apresentar documento pessoal e carteira de vacinação. E a partir de segunda-feira (6), o imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Pessoas que apresentam reação alérgica à proteína do ovo deve informar antes da aplicação, e quem estiver com sintomas gripais deve aguardar a recuperação para ser imunizado.
O secretário de Saúde, Felippe Machado, enfatiza a importância da vacinação neste momento que antecede períodos de temperaturas mais baixas em Londrina. “Nós fazemos um alerta e um apelo, para que a população busque as unidades de saúde. Se não puder ir no sábado, que procure durante a semana, pois é muito importante que nós consigamos vacinar e proteger a população contra os vírus respiratórios agora, antes da chegada do inverno e do frio”, afirmou.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Herpes genital infecta uma pessoa por segundo no mundo, diz OMS
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Atendimentos para casos de dengue
Além das ações de vacinação contra a gripe, a UBS Vivi Xavier também abrirá no sábado (4), das 7h às 19h, para o atendimento exclusivo de casos de dengue. A unidade de saúde, localizada na região norte da cidade, vai somar esforços com a UBS Ouro Branco, aberta das 7h às 23h, e com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, aberta 24h, que já são unidades referência no atendimento de dengue.
Os pacientes que estiverem em tratamento, ou que apresentarem sintomas clássicos de dengue, podem se dirigir diretamente às unidades de referência abertas neste sábado, que atendem por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. A população deve estar atenta para os seguintes sintomas: febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.