A Secretaria Municipal de Saúde anunciou, na manhã desta quarta-feira (28), que todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina - nas zonas urbana e rural - irão aplicar doses da vacina contra a covid-19 sem a necessidade de agendamento. A medida passa a valer a partir da manhã desta quinta-feira (29).
"No sábado fizemos um mutirão de vacinação e percebemos que houve um número muito maior de pessoas vacinadas sem a necessidade do agendamento do que durante a semana nas unidades de saúde", explica Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.
Segundo Machado, as pessoas serão atendidas por ordem de chegada na UBS, de acordo com as demandas da unidade em questão. "As unidades têm um processo de trabalho e esse processo envolve outras atividades que não somente a vacinação, então a população tem que entender que a dinâmica muda um pouco", aponta.
Leia mais:
Não conseguiu o auxílio-doença do INSS? Veja como ter o benefício, alvo de pente-fino em 2024
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal dos moradores de Londrina, a medida irá beneficiar aqueles que preferem se vacinar em unidades de saúde próximas às suas residências. De acordo com o secretário de Saúde, Londrina tem cerca de 21 mil vacinas contra a covid-19. Desse total, aproximadamente 18 mil vacinas sao bivalentes.
"Todas as 54 unidades de saúde de Londrina já têm as vacinas contra a covid-19. Queremos melhorar a proteção coletiva da população, principalmente nessa época de chegada do inverno, em que aumenta o nível de procura por atendimento em nossas unidades. A vacina é o melhor caminho para a prevenção e a proteção", declara.