A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) e a Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SNVS) promovem a II Semana Brasil de Consumo Seguro e Saúde, que teve início nessa segunda-feira (1º) e segue até sexta-feira (5).
A programação é composta pelo Workshop Consumo Seguro e Saúde, que acontece nesta terça-feira (2), no auditório do Inmetro, e pelo III Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde, que acontece na quarta-feira (3), no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
O objetivo do evento é fortalecer e ampliar a atuação das autoridades brasileiras de metrologia, de proteção ao consumidor e de vigilância sanitária em defesa de um mercado de bens e serviços de qualidade, afastando riscos à saúde e intensificando a segurança da população.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
A Semana servirá ainda para informar a população sobre como denunciar e reconhecer um acidente de consumo decorrente da má qualidade do produto e discutir com os mercados formas de assegurar o elevado padrão de qualidade nos processos produtivos, que resultem em segurança para o consumidor.
O conceito de acidente de consumo é pouco conhecido porque ele ocorre mesmo com produtos que possuem certificação para ser comercializado no mercado brasileiro. A gravidade destes acidentes é variável, desde pequenos ferimentos, ocorridos durante o manuseio de determinado produto, até casos gravíssimos com vítimas fatais.
No Brasil, a construção, a mobilização e a difusão do tema consumo seguro e saúde têm sido desenvolvidas e coordenadas por ações conjuntas entre a Anvisa, o Inmetro, a SVS do Ministério da Saúde e a Senacon. Esses quatro órgãos integram o Grupo de Trabalho Consumo Seguro e Saúde Brasil (RCSS-GTBrasil).