A Unidade de Saúde Santa Quitéria, em Curitiba, que está fechada para reformas desde o último dia 18, será reaberta na próxima terça-feira (7). Foram trocados o piso, o telhado e o forro da unidade, que também recebeu nova pintura. O investimento foi de R$ 42 mil.
Essa é uma de 97 unidades de saúde que passarão por reforma na capital. O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, diz que essas obras estão sendo subsidiadas pelo governo federal, com o objetivo de reestruturar e fortalecer a Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. "É um investimento que vai levar mais qualidade e humanização ao atendimento aos usuários do SUS", afirma.
A unidade Santa Quitéria, que é referência para cerca de 16,5 mil pessoas nos bairros Santa Quitéria e Campo Comprido, passará a atender a população com quatro equipes multiprofissionais do Saúde da Família atuando das 7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Neste primeiro semestre, a capital paranaense está ganhando um incremento de 44 novas equipes multiprofissionais – chegando a um total de 229 –, o que significa que 800 mil pessoas estarão sendo atendidas neste modelo. A meta da Prefeitura de Curitiba é que, até 2016, toda a população seja atendida pelo Saúde da Família.
No mês passado, a Unidade de Saúde Camargo, no Cajuru, também adotou o modelo, que até o final deste mês estará funcionando também nas unidades Bairro Alto, Eucaliptos (Boqueirão), Oswaldo Cruz e Nossa Senhora da Luz (CIC), Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana (Centro), e Concórdia (Pinheirinho), além da US Bairro Novo, que ganhará mais equipes.