Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em idosos

Boa saúde bucal diminui risco de doenças mentais

Redação Bonde
15 mar 2011 às 15:36

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A saúde bucal tem papel fundamental na prevenção de muitas doenças principalmente na terceira idade. Pesquisa publicada recentemente no The New York Times mostrou que problemas na gengiva podem levar à doença de Alzheimer. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão baseados em exames dentários e avaliação psiquiátrica.

A pesquisa comparou pacientes que ainda tinham dentes naturais, com os que possuíam poucos ou nenhum dente. Os pacientes sem dentes naturais se mostraram muito mais propensos a apresentar problemas de perda de memória ou estágios iniciais da doença de Alzheimer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Um dos fatores que podem contribuir para a mal de Alzheimer é a gengivite, que se caracteriza por inchaços e sangramentos na gengiva, além de causar mau-hálito, pus, amolecimento, mudança na posição dos dentes e muitas vezes até mesmo a perda total dos dentes. "Doenças bucais e doenças sistêmicas estão fortemente relacionadas, entre elas estão: derrame cerebral, mal de Alzheimer, diabetes e doenças cardiovasculares", explica Dr. Eduardo Rollo Duarte, dentista e periodontista especialista em Odontologia do Sono.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

"A gengivite é uma infecção por bactérias que produzem toxinas podendo alcançar o cérebro através da corrente sanguinea causando danos nos tecidos do sistema nervoso central. Outros estudos apontam que doenças cerebrais que levam a determinados tipos de demência, ou até mesmo a famosa doença de Alzheimer , podem ser iniciadas ou pioradas por algum agente físico biológico, como uma infecção por bactérias", afirma o especialista (com Floter&Schauff).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo