Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alarmante

Brasil lidera países com maior incidência de câncer de pênis, responsável por 600 amputações por ano

Leonardo Zvarick - Folhapress
10 abr 2024 às 10:50
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer de pênis é uma doença rara, mas que nos últimos dez anos provocou cerca de 6,5 mil amputações genitais no Brasil. De 2012 a 2022 foram registrados 21 mil casos do tumor e mais de 4 mil pessoas morreram devido à doença em período similar, segundo dados do Ministério da Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada

O Brasil está entre os países com maior incidência desse tipo de câncer no mundo, de acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

Publicidade


"Se a gente for ver em outros países, é uma doença que praticamente não existe. Seria o equivalente ao câncer de colo de útero na mulher, que é prevalente no Brasil mas praticamente não existe em países onde a vacinação contra o HPV ocorre em massa", afirma Maurício Dener Cordeiro, coordenador do departamento de uro-oncologia da entidade.


Segundo o especialista, o principal fator de risco para a doença é a infecção pelo HPV. A vacina quadrivalente contra o vírus está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) para a população de 9 a 14 anos e imunossuprimidos até os 45 anos.

Publicidade


Porém, parte considerável dos casos está associada à falta de higiene da região íntima, o que torna o câncer de pênis altamente prevenível. Médicos recomendam lavagem do pênis com água e sabão todos os dias e após relações sexuais.


"Quando você não expõe a glande e não lava direito o prepúcio, a região produz uma secreção que fica acumulada. Este se torna um ambiente totalmente favorável a infecções por bactérias", explica o Cordeiro. "Se isso acontece de forma repetida é um fator de risco para o carcinoma epidermóide", acrescenta o médico.

Publicidade


Por esse motivo, o uso de preservativos ajuda a prevenir a doença, assim como cirurgia para retirada do prepúcio em casos de fimose (estreitamento da pele que recobre o pênis). Tabagismo e idade acima dos 50 anos também são fatores de risco.


A doença é caracterizada por uma úlcera que não cicatriza e por secreções com odor forte no pênis. "Esse tipo de lesão é a principal suspeita, e o paciente deve rapidamente buscar um urologista para fazer uma biópsia e iniciar tratamento", alerta Cordeiro, da SBU.

Publicidade


Quando descoberta em estágio inicial, a doença tem alta chance de cura. O tratamento consiste na retirada da lesão com cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo do caso.


Se a lesão for mais invasiva, pode haver necessidade de amputação parcial ou total do pênis e até de outros órgãos genitais próximos, como testículos.

Publicidade


Segundo Cordeiro, os casos metastáticos costumam se manifestar por por lesões grandes e verrucosas a presença de ínguas na região da virilha.

INCIDÊNCIA DE CÂNCER NO MUNDO

Publicidade


Os casos de câncer no mundo devem aumentar 77% até 2050, indica um relatório publicado na última quinta-feira (4) no periódico científico CA: A Cancer Journal for Clinicians. A principal causa associada ao aumento de tumores é o envelhecimento da população, diz o texto.


Os novos casos de tumores da próstata também devem ser puxados por essa alta: é esperado que os novos diagnósticos da doença saltem de 1,4 milhão, em 2020, para 2,9 milhões, até 2040.


Muitos dos novos tumores podem estar associados a fatores de risco para câncer, como obesidade, tabagismo, diabetes e doenças metabólicas. Esses fatores, porém, podem ser modificados por meio de mudanças no hábito de vida.


Dentre outras medidas que ajudam a reduzir a mortalidade e a pressão do câncer nos sistemas de saúde estão a detecção precoce e programas de educação para atenuar os impactos da doença.


Imagem
Número de homicídios em Londrina tem redução de 31% no primeiro trimestre
O número de homicídios em Londrina teve redução de 31,25% no primeiro trimestre deste ano se comparado com o mesmo período de 2023.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade