Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Medo de doenças

Brasileiros lideram ranking de preocupação com higiene, aponta pesquisa global

Redação Bonde com assessoria de imprensa
15 jan 2015 às 13:55
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aspecto de grande relevância para os brasileiros, a higiene ocupa destaque como uma fonte de inquietações para as pessoas. De acordo com a pesquisa global Hygiene Matters, conduzida pela empresa sueca SCA, líder global em produtos florestais e de higiene, a população brasileira é a que mais se preocupa com o risco de contrair doenças devido à falta de higiene, em um ranking que incluiu 13 países. No total, 70% dos brasileiros que responderam à pesquisa afirmaram estar frequentemente preocupados com a chance de adoecer em função de higiene precária.

Em sua quarta edição, o estudo Hygiene Matters avaliou a opinião de 13.492 pessoas, sendo aproximadamente 1000 em cada um dos 13 países. As entrevistas foram realizadas online durante o mês de maio de 2014. Um dos objetivos da pesquisa é conscientizar o público sobre a relação entre higiene, saúde e bem-estar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O México ficou em segundo lugar no ranking de preocupação com a falta de higiene, com 61%, seguido pela China e África do Sul, com 56% e 53% respectivamente. Já em países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Itália, os índices ficaram entre 16% e 20%, e as taxas mais baixas foram registradas na Holanda, 9%, e Suécia, 8%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina


O receio com a higiene precária em locais públicos como banheiros, transportes públicos (trens, ônibus, metrô) e restaurantes faz com que quatro em cada cinco brasileiros prefira não utilizar algumas dessas instalações. Entre os lugares apontados como de maior risco à saúde devido à higiene precária, 75% dos brasileiros apontaram os banheiros públicos, 65% mencionaram os hospitais e 52% os transportes públicos.. Além disso, 63% disseram sentir-se incomodados com a falta de higiene de outras pessoas nos transportes públicos.


Uma parte dos brasileiros (28%) julga que não lava as mãos suficientemente. Esse número cresce para 38% em jovens entre 16 e 25 anos. Entretanto, a preocupação é maior em relação à higiene alheia: 90% dos brasileiros acham que os outros não lavam suas mãos com a frequência que deveriam.

A pesquisa mostrou que cada país tem uma percepção diferente sobre o que deveria ser feito para elevar os padrões de higiene. Enquanto 39% dos brasileiros apontam como principal medida fornecer mais informação e educação para as pessoas, 48% dos americanos afirmam que cada indivíduo precisa melhorar sua higiene pessoal. De outro lado, 44% dos chineses colocam no governo a maior responsabilidade pelo aumento dos índices de higiene no país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade