Os casos de meningite transmitida por bactérias e vírus tiveram um aumento significativo em 2011 em Londrina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre janeiro e novembro, já foram registrados 29 casos de meningite bacteriana, o que representa 61% de aumento em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 18 pacientes foram diagnosticados com a doença, que pode ser fatal.
De acordo com a Rádio Brasil Sul, a elevação também foi registrada em casos de meningite viral, forma mais branda da doença. De janeiro a novembro de 2010, 50 casos foram registrados. Neste ano, o número de pacientes diagnosticados com a meningite transmitida por vírus é de 123 até o mês passado.
Em entrevista a Rádio Brasil Sul, a gerente de Epidemiologia, Léia Pereira, justificou que nos anos anteriores, a população estava mais preocupada com a higiene por causa das epidemias da gripe H1N1, o que dificultou a transmissão de outras doenças, entre elas, a meningite. Ela também alertou que é necessário tomar alguns cuidados no final deste ano. "Durante o período do Natal, as pessoas ficam aglomeradas em áreas fechadas com ar condicionado. É importante permanecer em locais arejados com ventilação", comentou.
Leia mais:
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, diarréia e principalmente vômito. Léia ressaltou que neste caso, a pessoa deve procurar imediatamente um posto de saúde para exames específicos. (Com informações da Rádio Brasil)