Durante três dias, profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região de Londrina participaram da 13ª Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Prefeitura de Londrina em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS). O evento aconteceu no anfiteatro da Unifil de 19 a 21 de junho e teve como tema central a "Saúde Pública de Qualidade: direito do povo brasileiro". No evento foram decididas quais propostas farão parte das diretrizes do Plano Municipal de Saúde no quadriênio 2016-2019, além de palestras e mesas de debate.
Ao todo 326 propostas foram encaminhadas, sendo 272 aprovadas e 54 suprimidas. Todas as propostas foram levantas durante as pré-conferências realizadas de abril a maio deste ano, com base em três temas que nortearam as discussões. As pré-conferências foram feitas com gestores, prestadores de serviços, usuários e trabalhadores do SUS em Londrina.
Os temas foram: "Acolher e Cuidar: Fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde"; "Educação Permanente em Saúde: Transformando Práticas para Qualificar o Cuidado" e "Qualidade e Financiamento: Participação da Comunidade na Política Pública de Saúde".
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
A 13ª Conferência recebeu o médico Armando Raggio responsável pela palestra sobre o tema central e a promotora de justiça de Curitiba, Fernanda Garcez com o tema "Pluralidade, Financiamento e Participação da Comunidade na Política Pública de Saúde". O Grupo PS Brasil – Centro de Danças Urbanas de Londrina fez uma apresentação cultural durante a abertura, na sexta-feira (19). No sábado (20), foram realizadas as mesas de trabalho, que elencaram as propostas que vão fazer parte do Plano Municipal de Saúde.
No domingo (21), foi eleita a nova diretoria do Conselho, composta de 28 titulares, sendo 14 representantes dos usuários, 7 representantes dos trabalhadores, 5 dos prestadores de serviços e 2 dos gestores. Ao todo 350 pessoas participaram dos três dias de evento. Foram 150 delegados representando os usuários, 75 representando os trabalhadores em saúde, 38 representando os prestadores de serviços e 37 representando a administração pública.
O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri destacou que a conferência é muito importante para nortear os trabalhos realizados pelo Município. "A conferência acontece entre todos os setores envolvidos na saúde, isso humaniza mais o serviço de atendimento e coloca a população mais próxima das discussões."