Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cacau Protásio teve

Conheça as causas, sintomas e tratamento da pancreatite aguda

Natanael Pereira - Estagiário*
19 abr 2021 às 15:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após 13 dias internada por complicações de uma pancreatite, Cacau Protásio, 45, do Vai que Cola, da Multishow, recebeu alta médica do Hospital Samaritano Vitória, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na sexta (16). A atriz estava internada desde o dia 31 de março por causa de uma crise de pancreatite aguda. Segundo o fotógrafo Janderson Pires, marido da artista, ela foi submetida a duas cirurgias após o agravamento do caso.


A pancreatite é a inflamação do pâncreas, órgão localizado atrás do estômago. O médico gastroenterologista Clóvis Massato Kuwahara, professor do curso de Medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica) Londrina, explica que a doença é causada, principalmente, por pedras na vesícula.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A pancreatite aguda é uma doença secundária a algum outro problema. A artista Cacau Protásio pode ter tido um cálculo na vesícula, que desceu através de um canal que desemboca no começo do intestino. Este canal é o mesmo por onde desemboca o canal do pâncreas. Ocorre que o cálculo fica impactado e as enzimas pancreáticas, que deveriam ser jogas no intestino, acabam voltando para o próprio pâncreas. O resultado é a inflamação do órgão", pontua o gastroenterologista. Segundo Kuwahara, a pancreatite aguda também pode ser causada pelo aumento dos triglicérides, que são uma gordura presente no sangue.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep


O médico alerta que um dos sintomas é dor na parte superior do abdômen, que pode irradiar para as costas, além de náusea e vômito. "O tratamento inicial é retirar o cálculo e, posteriormente, retirar a vesícula. Isso porque a vesícula é responsável por produzir os cálculos, ou seja, há o risco de um segundo episódio da doença", conclui.


Com informações da Folhapress

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade