10/05/21
PUBLICIDADE
Cacau Protásio teve

Conheça as causas, sintomas e tratamento da pancreatite aguda

Divulgação
Divulgação


Após 13 dias internada por complicações de uma pancreatite, Cacau Protásio, 45, do Vai que Cola, da Multishow, recebeu alta médica do Hospital Samaritano Vitória, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na sexta (16). A atriz estava internada desde o dia 31 de março por causa de uma crise de pancreatite aguda. Segundo o fotógrafo Janderson Pires, marido da artista, ela foi submetida a duas cirurgias após o agravamento do caso.


A pancreatite é a inflamação do pâncreas, órgão localizado atrás do estômago. O médico gastroenterologista Clóvis Massato Kuwahara, professor do curso de Medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica) Londrina, explica que a doença é causada, principalmente, por pedras na vesícula.

"A pancreatite aguda é uma doença secundária a algum outro problema. A artista Cacau Protásio pode ter tido um cálculo na vesícula, que desceu através de um canal que desemboca no começo do intestino. Este canal é o mesmo por onde desemboca o canal do pâncreas. Ocorre que o cálculo fica impactado e as enzimas pancreáticas, que deveriam ser jogas no intestino, acabam voltando para o próprio pâncreas. O resultado é a inflamação do órgão", pontua o gastroenterologista. Segundo Kuwahara, a pancreatite aguda também pode ser causada pelo aumento dos triglicérides, que são uma gordura presente no sangue.

O médico alerta que um dos sintomas é dor na parte superior do abdômen, que pode irradiar para as costas, além de náusea e vômito. "O tratamento inicial é retirar o cálculo e, posteriormente, retirar a vesícula. Isso porque a vesícula é responsável por produzir os cálculos, ou seja, há o risco de um segundo episódio da doença", conclui.

Com informações da Folhapress

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Natanael Pereira - Estagiário*
Continue lendo
4.824 novos casos

Paraná confirma 154 mortes por complicações da Covid-19 nesta segunda

10 MAI 2021 às 17h45
Segundo diretor do Butantan

Sem insumo, entrega da Coronavac em junho pode sofrer impacto

10 MAI 2021 às 16h58
Marca rara

Município do Norte Pioneiro não registra morte por Covid-19

10 MAI 2021 às 16h29
Nesta terça

Saúde começa a distribuir vacinas contra Covid-19 para trabalhadores da educação

10 MAI 2021 às 15h05
Covid-19

ESTOQUE DE MEDICAMENTOS: O DESAFIO DOS HOSPITAIS

10 MAI 2021 às 12h44
Pandemia

UTI Adulto para Covid-19 tem 101% de ocupação no HU de Londrina e é aguardada por 19 pacientes

10 MAI 2021 às 12h05
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados