Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Imunize-se!

Cuidados básicos e vacinação aumentam proteção contra a gripe

Reportagem Local - Folha de Londrina
22 mai 2024 às 15:50
- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ambientes mais fechados, menos circulação de ar, temperaturas baixas (como a primeira grande onda de frio do Paraná neste final de semana) e maior umidade do ar compõem um cenário propício para a proliferação do vírus da gripe e demais vírus respiratórios. 


Casos de doenças como gripe, resfriado, sinusites, bronquites, bronquiolite, crises de asma e pneumonias são mais frequentes nessa época do ano. Para evitar o número de casos de infecções por síndromes respiratórias, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) reforça que os cuidados básicos e a vacinação são fortes aliados na proteção da saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Influenza (gripe), Sars-CoV-2 (Covid-19), Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus são os vírus que mais circulam atualmente no Paraná. Atitudes simples como lavar as mãos com água e sabão com frequência, não tocar os olhos após contato com superfícies utilizadas por várias pessoas (corrimões, maçanetas, telefone, etc) e evitar permanecer em ambientes sem ventilação e com aglomeração de pessoas auxiliam e são fundamentais na proteção contra os vírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo príncipio ativo

Mesma formulação de Wegovy e Ozempic chega às prateleiras com diferença de R$ 165

Imagem de destaque
Não tinha ciclo vacinal completo

Bebê de seis meses morre com coqueluche em Londrina

Imagem de destaque
Experiência imersiva

Nova unidade do Hospital do Câncer em Londrina terá tecnologia inédita para cuidados paliativos

Imagem de destaque
Nas amígdalas

Branco Mello, dos Titãs, passará por nova cirurgia para retirar tumor


Além desses cuidados, a vacinação contra a gripe e Covid-19 para grupos prioritários torna-se um importante escudo na defesa do organismo, contribuindo para a redução das complicações, internações e ainda da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza na população. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Publicidade


Vacinação

Desde o dia 2 de maio a vacina contra a gripe é liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Ela é disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades de saúde dos municípios. Até ao momento o Paraná vacinou 1.659.588 pessoas. Dos grupos prioritários, os povos indígenas vivendo fora das terras indígenas (54,28%) e os idosos (37,27%) foram os que mais se vacinaram.

Publicidade


Imagem
Mãe deverá processar médico que negou atestado para cuidar de filho doente em Cambé
A mãe da criança de cinco anos que teve o atestado de acompanhante negado para ficar com o filho doente por um médico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) deverá processar o profissional de saúde.


“O aumento de pessoas imunizadas contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde, seja no pronto atendimento, hospitais de pequeno porte, Unidade Básica de Saúde ou na porta dos grandes hospitais. A imunização é nossa principal aliada, por isso quero convocar todos os paranaenses para garantir essa proteção tão importante para a saúde coletiva", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


Vigilância Sentinela 

Publicidade

Uma vez por mês, a Sesa, por meio da diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, divulga o boletim de Vigilância da Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O documento atualiza o quadro de casos hospitalizados e óbitos em decorrência das doenças respiratórias. O objetivo é identificar o comportamento dos vírus respiratórios, orientando os órgãos de saúde na tomada de decisão frente à ocorrência de casos graves e surtos.


Desde o início do ano até o dia 11 de maio, das 2.467 amostras coletadas nas Unidades Sentinelas (rede de 34 Serviços de Saúde para atendimento, que estão distribuídas em 22 Regionais de Saúde e 28 municípios no Estado), 976 amostras identificaram o Rinovírus, SARS-CoV-2 e Influenza A H3N2 como os maiores vilões.


Leia mais em Folha de Londrina.


Imagem
Cuidados básicos e vacinação aumentam proteção contra a gripe
Saiba como a vacinação e medidas simples podem proteger contra vírus respiratórios no Paraná. Mantenha-se seguro e atualizado com as últimas estatísticas de saúde.


Imagem
Prefeitura de Londrina lança planos de indústria e turismo
A Prefeitura de Londrina apresentou na manhã desta quarta-feira (22) o novo Plano Municipal de Turismo
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade