A Secretaria Municipal de Saúde deu início aos trabalhos do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Este é o quarto e último levantamento realizado em 2012. O objetivo é direcionar as ações dos agentes de endemias no combate à dengue, durante os meses de novembro e dezembro. As ações serão focadas nas áreas com maiores índices do mosquito.
A expectativa da Secretaria de Saúde é vistoriar 8.200 imóveis, em todas as regiões da cidade. Estarão trabalhando nas visitas 220 agentes municipais de endemias e 23 supervisores do Ministério de Saúde e da Vigilância Sanitária.
O coordenador de Endemias, Elson Belisário, destacou a importância deste levantamento. "O quarto e último LIRAa é o mais relevante do ano, porque ele traz informações mais próximas do período crítico, que são os meses de janeiro e fevereiro. Dessa forma, podemos aplicar medidas preventivas para que não haja uma epidemia de dengue. Ele trará um diagnóstico da situação atual e da futura", disse.
Leia mais:
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
A expectativa dos técnicos é que o índice médio fique abaixo de 2%, o que facilita os trabalhos que serão desenvolvidos até o final do ano. No último levantamento, realizado em agosto, o índice de infestação do mosquito transmissor caiu 80%, representando, em média, 0,6%. O Ministério da Saúde considera o valor abaixo de 1% como satisfatório.
A intenção é que os trabalhos do LIRAa sejam finalizados ainda nesta semana e sejam apresentados durante a reunião do Comitê Municipal de Combate e Controle da Dengue. O encontro vai acontecer na sexta-feira (26), às 14h, na Villa da Saúde.