Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Dia Mundial da Obesidade: riscos da doença para o coração

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 out 2019 às 15:25
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde reforçam um cenário preocupante: cerca de 60% da população paranaense está acima do peso. Esse número corresponde a 6,8 milhões de pessoas. Especialistas na área chamam a atenção neste 11 de outubro, Dia Mundial da Obesidade, para os números que não param de crescer e fazem um alerta importante para o futuro.

"Mais do que nunca, é preciso reforçar junto à população a importância de adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física, adotar dietas equilibradas e controlar o estresse. Esses fatores comprovadamente ajudam a evitar o excesso de peso e melhoram a qualidade de vida”, apontou o cardiologista do Centro do Coração de Londrina, Ricardo Rodrigues.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Há muitos anos, órgãos de saúde alertam para os perigos da obesidade. A Organização Mundial reforça que a obesidade é uma epidemia mundial e precisa ser tratada. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil mais da metade da população - 55,7% - tem sobrepeso e 19% está obesa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Conscientizar desde cedo

Publicidade


Rodrigues reforça que o combate à doença precisa começar mais cedo, ainda na infância. "Hoje há um número muito alto de crianças obesas, e os pais precisam se atentar para os males que isso pode trazer para o futuro de seus filhos. Desde cedo é importante educar a criança para uma vida mais saudável”, apontou o cardiologista.


Dados da Federação Mundial da Obesidade corroboram para esse alerta. Segundo a entidade, até 2025 11,3 milhões de crianças terão excesso de peso no Brasil. "Além de educar, os pais precisam dar o exemplo, reforçando a importância do consumo de alimentos mais saudáveis, em vez de alimentos industrializados e fast foods”, acrescentou Rodrigues.

Publicidade


Obesidade e coração


Na verdade, o que acontece é o chamado efeito dominó, já que a obesidade também potencializa o aparecimento de outras doenças, como o diabetes (aumento do açúcar no sangue), de alterações das gorduras do sangue, principalmente aumento dos triglicérides e diminuição do bom colesterol, e o aumento do risco de pressão alta.

"Quando somamos todos esses fatores durante muitos anos, acaba levando ao aparecimento de doenças do coração, como infarto e derrames. Aumenta também o risco da insuficiência cardíaca, que é o coração dilatado e fraco, e de arritmias cardíacas”, enumerou o cardiologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade