Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prevenção

Dia Mundial de Combate à Meningite: Sesa reforça a importância da vacinação

Sesa
24 abr 2020 às 17:52
- Divulgação/Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A meningite é uma doença grave, infecciosa, que atinge as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal e que pode atingir pessoas de todas as idades, mas principalmente as crianças.

A meningite pode matar em até 24 horas, caso o diagnóstico não seja oportuno; pode causar sequelas que incluem perda de memória, surdez, perda de visão, epilepsia, paralisia, perda de membros, danos nos órgãos e cerebrais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta sexta-feira (24), no Dia Mundial de Combate à Meningite, a Secretaria da Saúde do Paraná reforça a informação da importância da vacina com a principal forma de prevenir a doença. "Manter o calendário de vacinação em dia é fundamental para a saúde das crianças, pois os bebês de seis meses a um ano são os mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combater a doença”, destaca o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


Em 2019, estado registrou 525 casos de meningite, com 29 óbitos. Neste ano, até o início de mês de abril, estão confirmados 146 casos, com 9 óbitos pela doença.

Publicidade


Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores do nariz e da garganta. Já na meningite viral a transmissão é fecal-oral, ou seja, o vírus é eliminado nas fezes, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com as pessoas através das mãos.


A meningite viral é o tipo que mais registra casos; são 76 neste ano, com 2 óbitos, na sequência está a meningite transmitida por outras bactérias, com 31 casos e 3 óbitos e, depois a pneumocócica, com 9 casos e 1 óbito.

Publicidade


VACINAS


São quatro vacinas contra meningites bacterianas no Calendário Nacional de Vacinação.

Publicidade


A BCG, que protege contra meningite tuberculosa e que deve ser aplicada na criança ao nascer.


A Vacina Pentavalente, que protege contra meningite por Haemophilus Influenzae tipo B , deve ser aplicada em três doses; a primeira no segundo mês de vida do bebê, a segunda, no quarto mês, e a terceira no sexto mês.

Publicidade


A Vacina Pneumo 10, que protege contra meningite pneumocócica; também deve ser aplicada em doses; a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e o reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias.


Já, a Vacina Meningocócica C, que protege contra meningite meningocócica tipo C, para as crianças no terceiro mês, quinto mês e reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias. Esta vacina tem ainda um reforço na adolescência, entre 11 e 14 anos.

Publicidade


Segundo a chefe do Programa de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia, "os pais precisam estar atentos ao calendário e levar seus filhos para vacinar; somente com a conclusão do esquema vacinal as crianças estarão protegidas”, disse.


COBERTURA VACINAL

No ano passado a cobertura vacinal da Meningocócica no Paraná atingiu 90,77% das crianças menores de um ano, com 143.138 doses aplicadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade