Em uma hora de mutirão de limpeza em 20 quadras de Londrina, agentes de endemia recolheram um caminhão de lixo. A ação conjunta, entre a Secretaria de Saúde e leituristas da Copel, teve início no começo da manhã desta sexta-feira (18) e seguirá ao longo do dia.
O mutirão percorreu 20 quadras entre as ruas Brasil, avenidas JK, Santos Dumont e Celso Garcia Cid. O objetivo era recolher possíveis criadouros de dengue em terrenos baldios, canteiros e vielas. A quantidade de lixo recolhido em apenas uma hora foi suficiente para encher um caminhão e a expectativa é de que a quantidade aumente, já que a ação permanecerá ao longo do dia.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Os funcionários da Copel têm auxiliado nas ações da Secretaria de Saúde no combate a dengue desde fevereiro. Semanalmente os leituristas registram as situações suspeitas e emitem relatórios com os locais com possíveis focos, auxiliando no trabalho de mutirão para combate aos criadouros.
Dados
De fevereiro deste ano até a última sexta-feira (11), a Secretaria de Saúde registrou 2.773 possíveis focos de dengue no Estado. Destes, 132 são em Londrina e 209 na região.
(Com informações do repórter Vitor Ogawa, da Folha de Londrina)