Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estudo da USP

Estudo aponta que força e massa muscular colaboram com menos tempo de internação por Covid-19

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 mai 2021 às 18:14
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pessoas que malham e são mais fortes fisicamente tendem a ter uma recuperação melhor em casos graves da doença

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que as pessoas com mais força física e massa muscular se recuperam melhor do Covid-19, inclusive passando menos tempo internadas. Foram avaliados 186 indivíduos hospitalizados com a doença, e o estudo auxiliou até mesmo a prever o tempo de internação de cada pessoa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo os pesquisadores, esta é uma forma de priorizar grupos que precisam de mais assistência médica em casos graves de Covid-19. É natural que nem toda pessoa responda à doença da mesma forma, mas, ao perceber esse padrão, é possível notar que pacientes com menos massa muscular correm um risco maior de apresentar complicações e precisam de mais tempo de internação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


O musculoesquelético compõe aproximadamente 40% de toda a nossa massa corporal e desempenha um papel importante em diferentes processos do organismo – dentre eles, a regulação no nível de glicose, metabolismo e a ação do próprio sistema imunológico. Esta é apenas mais uma comprovação de que levar um estilo de vida saudável e praticar exercícios físicos regularmente é a melhor forma de se prevenir de diversas doenças.

Publicidade


Como ganhar massa muscular?


O estudo foi bem específico ao apontar que o divisor de águas nesta situação é a força física e a quantidade de massa muscular, então apenas hábitos saudáveis não garantem essa vantagem contra o Covid-19. Para isso, é necessário praticar exercícios físicos específicos e adaptar toda uma rotina visando o aumento da massa muscular, um processo que varia de pessoa para pessoa.

Publicidade


Alguns ganham massa com mais facilidade, enquanto outros precisam realizar um esforço muito maior. Além de exercícios focados na musculação e no levantamento de peso, ainda é necessário aderir a uma dieta em que se consome mais calorias do que se gasta diariamente, apostando alto nas proteínas e nas chamadas "gorduras boas”. É importante ressaltar que, tanto os exercícios, quanto a dieta, andam lado a lado, então não adianta fazer apenas um deles.


O uso de suplementos como whey protein também é uma ótima forma de garantir a quantidade de calorias necessárias diariamente. Muitas vezes, a dieta não consegue prover o ideal, e é aí que entram os suplementos, para completar o nível calórico indicado.

É importante enfatizar que é indispensável consultar um médico especializado antes de começar a consumir qualquer tipo de suplemento. O acompanhamento profissional também garante um aproveitamento melhor dos treinos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade