Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entrevistas na cracolândia

Estudo mostra falhas em tratamento tradicional contra drogas

Letycia Bond - Agência Brasil
26 out 2024 às 14:30

Compartilhar notícia

- Paulo Pinto/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo inédito, que entrevistou 90 pessoas que vivem na região conhecida como Cracolândia devido à concentração de usuários de drogas, em São Paulo (SP), apontou que 70% delas já foram internadas pelo menos uma vez. A equipe ainda localizou usuários de crack que foram internados mais de 30 vezes, o que, na avaliação dos pesquisadores, ambas as situações indicam que os especialistas que defendem o tratamento nos moldes atuais estão no caminho errado. 


Os dados constam do relatório A ‘Cracolândia’ pelos usuários: como as pessoas que vivem nas ruas do território percebem as políticas públicas, divulgado nesta sexta-feira (25), pelo NEB/FGV (Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getulio Vargas), pelo CEM/USP (Centro de Estudos da Metrópole da Universidade de São Paulo) e pelo Cóccix (Grupo de Estudos (in)disciplinares do Corpo e do Território). 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As entrevistas ocorreram em julho e agosto de 2022 e, como os autores esclarecem, auxiliam a explicar a respeito da eficácia dos tratamentos em vigor e sobre a população que vive no local, embora não abranjam uma amostra representativa de toda a Cracolândia. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona norte

Alunos da rede municipal terão atendimento oftalmológico gratuito neste sábado

Imagem de destaque
Desorganização da Saúde

Escassez de vacinas contra Covid indica falta de planejamento do governo, dizem especialistas

Imagem de destaque
Alerta da Sesa

Aumenta o número de surtos de doenças diarreicas no PR; atenção deve ser redobrada com crianças

Imagem de destaque
Quase 9 mil atendimentos

Nova Maternidade do HU de Londrina registra 1,8 mil partos em um ano


A maioria dos participantes, mais de 80%, é de homens negros, com idade entre 30 e 49 anos. A parcela que declarou fazer uso de crack passou de 90%, enquanto a parte restante disse consumir álcool regularmente.

Publicidade


Os pesquisadores ainda quiseram compreender que relações interpessoais os usuários mantêm, mesmo vivendo na região, e captar sua percepção sobre o serviço de saúde oferecido. Uma descoberta que evidencia que a forma como o modelo foi pensado se distancia do que ocorre na prática é o fato de que muitos entrevistados veem a internação como passagem, local que proporciona descanso e recuperação física, mas não significa uma solução para o uso de drogas, ou seja, não cumpre a finalidade original.


A maioria (69%) dorme nas ruas e quase metade (40%) comentou que está na região por vontade própria. Segundo os pesquisadores, essa parcela tem a Cracolândia como sua casa ou permanece na área por se sentir bem nela. 


A publicação ressalta que metade dos participantes tem contato com a família. Outro dado importante é o de que mais de dois terços fazem atividades produtivas regularmente, como reciclagem e venda de objetos.


Imagem
Londrina terá transporte coletivo gratuito neste domingo de eleições
Assim como aconteceu no primeiro turno, o transporte coletivo de Londrina será gratuito no próximo domingo (27), quando ocorre o segundo turno das eleições municipais. A votação será das 8h às 17h.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo