Cerca de 600 milhões de pessoas no mundo, sendo 30 milhões somente no Brasil, estão obesas. Este quadro é agravado pelo aparecimento de diversas doenças associadas, como hipertensão, dislipidemia, apneia do sono, problemas ortopédicos severos e diabete tipo 2. Esta última, porém, pode ser combatida com muita eficácia por meio da cirurgia bariátrica. É o que apontam diversos estudos mundiais recentes, que demonstram que a doença pode ser controlada.
"Os estudos trazem uma perspectiva animadora para reduzir a incidência de uma doença grave e silenciosa. O tratamento das doenças associadas à obesidade é um problema caro para o governo, que só em 2011 gastou quase R$ 500 milhões com 26 tipos de comorbidades. Nesse cenário, a cirurgia bariátrica surge como uma excelente opção para o combate a essas doenças", explica Almino Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
Neste ano, dois novos estudos destacam a eficiência da cirurgia bariátrica no combate do diabetes tipo 2. Um deles feito pela Cleveland Clinic, uma das cinco melhores redes de hospitais dos Estados Unidos, revelou que a cirurgia bariátrica se destaca como o método mais eficiente no combate ao diabete tipo 2 em pacientes com obesidade moderada e permite também a diminuição do uso de medicamentos para controle de colesterol e pressão arterial.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Outro estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, apontou que a cirurgia bariátrica supera outros tratamentos por conseguir levar pacientes obesos à remissão do diabetes tipo 2. "Não só o diabetes, mas a perda de peso contribui favoravelmente na melhora das diversas doenças relacionadas à obesidade. O objetivo principal da cirurgia bariátrica não é apenas a perda de peso, mas sim a melhora da saúde como um todo", salienta o médico.
Cirurgia bariátrica
Popularmente conhecida como redução do estômago, a cirurgia bariátrica vem crescendo expressivamente no Brasil, que já é o segundo país com mais cirurgias realizadas, com cerca de 80 mil procedimentos por ano, atrás apenas dos Estados Unidos que realizam cerca de 140 mil cirurgias anualmente. Do número total de cirurgias feitas no Brasil, estima-se que 10% são feitas pelo SUS. O número de procedimentos cresceu 90% nos últimos cinco anos e 300% em dez anos.