O projeto The Daily Table (A Mesa Diária, em inglês) quer chamar a atenção das pessoas para o fato de que um terço dos alimentos produzidos no mundo - ou 40% nos Estados Unidos - são desperdiçados, segundo o idealizador Doug Rauch.
O novo mercado, na cidade de Dorchester, em Massachusetts, vai reembalar os alimentos e vendê-los a preços com desconto.
"A ideia é trazer nutrição a preços acessíveis para os despossuídos de nossas cidades", afirmou Rauch em uma entrevista recente à rádio pública americana NPR.
Leia mais:
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
Em outra entrevista, ao jornal The Boston Globe, Rauch comentou que a maioria das pessoas tem acesso a alimentos, mas a comida barata é muitas vezes pouco saudável, gerando problemas como obesidade e diabetes.
"O problema número um é nutrição a preços acessíveis", afirmou. "Para 50 milhões de americanos, a solução não é estômago cheio. É uma alimentação saudável", disse ele.
Rauch trabalhou por 31 anos na cadeia de supermercados californiana Trader Joe's, onde chegou à presidência e se aposentou em 2008.
Avisos confusos
Um dos principais problemas apontados pelo ex-executivo em relação ao desperdício de alimentos é a falta de padronização e a confusão nos avisos de vencimento dos alimentos.
Segundo Dana Gunders, pesquisadora de alimentos e agricultura na ONG americana Natural Resources Defence Council (NRDC), a maioria das datas de validade não têm relação com a segurança dos alimentos, mas com o sabor.
Em um relatório publicado recentemente, ela afirma que grande parte dos alimentos com validade vencida são perfeitamente bons para o consumo.
Segundo ela, iogurtes, por exemplo, podem durar além de seis semanas. Muitas vezes, ela diz, é só uma questão de retirar o mofo. "Eu como iogurte meses após o vencimento, e nunca tive um problema", diz.
Chocolates também podem durar muito tempo, diz ela, mas comumente ficam com uma camada esbranquiçada ao serem expostos ao ar. Isso ocorre porque parte da gordura derrete e sobe à camada superior. Segundo ela, a camada branca não é mofo e é perfeitamente comestível.
As pessoas também jogam ovos fora muito antes do que o necessário. Segundo Gunders, eles podem durar entre três e cinco semanas. Segundo Ted Labuza, professor de ciência dos alimentos na Universidade de Minnesota, para isso os ovos devem ser mantidos a uma temperatura inferior a 5ºC para evitar o crescimento potencial da bactéria Salmonella, que provoca vômitos e diarreia.
O leite vai desenvolver um cheiro ou um sabor ruim muito antes de deixá-lo doente, segundo Labuza. Ele adverte, porém, que o recipiente do leite não deve ser deixado por muito tempo à temperatura ambiente e ser rapidamente devolvido à geladeira, a uma temperatura de cerca de 2ºC, para ajudar a prolongar sua vida útil.