Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas, EUA, constatou que o cogumelo japonês pode contribuir no combate ao HPV. A infecção causada pelo vírus papiloma é contagiosa, afeta muitas mulheres e pode levar ao câncer cervical ou de colo de útero.
O estudo realizado com ratos constatou que, quando ministrado o uso do extrato do cogumelo japonês, os indivíduos contaminados eliminaram o vírus do organismo em um prazo de 90 dias, além de terem os tumores do colo do útero diminuídos.
Os pesquisadores acreditam que o cogumelo pode vir a substituir a vacina contra o HPV. "Os resultados deste estudo foram muito encorajadores. Iniciada em 2008, a pesquisa mostra que o extrato tem o potencial para tratar a infecção causada pelo HPV", disse a pesquisadora Judith Smith. Ainda de acordo com Smith, o extrato do cogumelo estimula o próprio sistema imunológico do paciente a combater a doença.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Os resultados alcançados foram apresentados no 45º Encontro Anual de Câncer da Mulher, em Tampa, na Flórida, realizado neste mês de março, do dia 22 a 25. O encontro é organizado pela Society of Gynecologic Oncology (Sociedade de Oncologia Ginecológica).
(Com informações do Portal Terra)