A Secretaria da Saúde realizou nesta quarta-feira (02) uma reunião com as regionais de saúde para definir novas estratégias de combate à dengue no Estado. O objetivo é orientar os profissionais da Vigilância Sanitária para intensificar a fiscalização de estabelecimentos com maior risco de abrigar focos da doença.
Por meio de videoconferência, os profissionais das regionais e municípios foram orientados sobre como atuar em relação aos proprietários dos locais alto risco de ocorrência de focos, como os ferros velhos, borracharias, depósitos de materiais recicláveis e sucata, terrenos baldios, entre outros. Também foram apresentadas maneiras de informar a população, especialmente os donos de estabelecimentos, orientando-os sobre como se forma os focos da doença e como limpar corretamente os ambientes.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o Paraná está suscetível a novos casos de dengue e o combate deve ser intensificado. "A dengue é uma doença séria e devemos cobrar a responsabilidade de todos os envolvidos", disse.
Leia mais:
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Caso o proprietário não cumpra o que foi estabelecido pela Vigilância Sanitária, ele será notificado por infração sanitária, que inclui penalidades que vão desde advertência até a multa. Se persistir a infração, a Vigilância pode encaminhar o caso para outras esferas, como o Ministério Público.
A base das ações é feita por meio da resolução nº029/2011, que estabelece critérios de prevenção específicos para residências, comércio, indústrias e terrenos, além das ações de monitoramento por parte das secretarias municipais de saúde e regionais de saúde.
MINISTÉRIO PÚBLICO – O Ministério Público, em parceria com a Secretaria da Saúde, realiza no dia 11 de outubro o 1° Encontro de Saúde Coletiva do Ministério Público do Paraná, em Foz do Iguaçu. O evento contará com a presença do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, e servirá para alinhar as ações de combate a dengue entre as regionais de saúde e promotorias de justiça.