Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pandemia

Hospital da Zona Norte espera desativar leitos de Covid-19 até dezembro em Londrina

Rafael Machado - Grupo Folha
19 nov 2021 às 20:10

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A diminuição de internações por Covid-19 permitiu que o Hospital da Zona Norte (HZN) desativasse mais 15 leitos exclusivos para a doença na última quinta-feira (18). Agora, a unidade tem 25 espaços específicos para esses pacientes. Se a atuação do coronavírus permanecer como a atual no Paraná, a expectativa é desmontar a estrutura criada até o dia 1º de dezembro. 


Nos momentos críticos da pandemia, como em março deste ano, o hospital chegou a contar com 80 leitos para casos de média complexidade. O atendimento absorvia a demanda da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará e de outros municípios do Norte do Estado. "Já tínhamos desativado 40 em agosto, o que possibilitou a retomada gradual das cirurgias", destaca o diretor geral do HZN, Reilly Lopes. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O HU (Hospital Universitário) de Londrina vive a mesma realidade. Referência no tratamento de pacientes graves para 91 municípios da região, o órgão poderá desativar 50 dos 100 leitos de UTI e 45 dos 96 de enfermaria disponíveis hoje exclusivos para Covid-19. "A desativação deve ocorrer até janeiro. Recuamos, mas estamos atentos aos números", afirma a superintendente da unidade, Vivian Feijó. 

Leia mais:

Imagem de destaque
De 2 a 20 de dezembro

Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?

Imagem de destaque
Análise

Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM


Segundo a representante, não há data para que o HU deixe de ser referência para a doença na região de Londrina. "A Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) pode habilitar novamente os leitos se o cenário epidemiológico piorar. Estamos acompanhando os indicadores", diz. No domingo passado, o boletim emitido diariamente mostrou que o Paraná não registrou nenhuma morte pela doença desde abril de 2020. 


De acordo com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes, o desligamento total dos leitos do Hospital da Zona Norte fará com que os casos sejam encaminhados para o HU. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo