Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Curitiba

"João Bombeirinho" passa bem após transplante de medula

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
25 out 2012 às 10:32
João com a mãe, Ana. Menino recebeu nova medula nesta quarta - Théo Marques
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O transplante de medula óssea do menino João Daniel de Barros, de seis anos, conhecido em Maringá como "João Bombeirinho", terminou por volta das 23h30 desta quarta-feira (24), no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Segundo a mãe do garoto, Ana Paula Stevam, o procedimento foi um sucesso. "Graças a Deus foi tudo ótimo. Agora que vem a parte mais crítica, mas espero que dê tudo certo e que ele fique totalmente curado, para ter a vida normal que merece", afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ana contou que João teve um pouco de febre pela manhã. No entanto, já foi medicado e passa bem. "Ele tomou o remédio, melhorou e agora está dormindo. O transplante acabou tarde e ele ainda está cansado", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


De acordo com a assessoria de imprensa do HC, o procedimento começou às 17h15 e durou aproximadamente seis horas. Durante esse período, o "Bombeirinho" não teve nenhuma reação fora do normal.

Publicidade


A expectativa agora é que ele fique de 15 a 30 dias internado e que depois passe por um acompanhamento ambulatorial no próprio HC. Só após esse período será possível dizer se a nova medula "pegou". A compatibilidade, segundo os médicos, é de 90%.


O caso - João ficou seis meses na fila do transplante do Hospital de Clínicas. Mas a luta contra a doença começou em 2007, quando veio o diagnóstico. Desde então, o menino enfrentou sessões de quimioterapia e passou por outras cirurgias, até receber a indicação do transplante.

Publicidade


Em 2010, o Corpo de Bombeiros de Maringá realizou um dos sonhos do menino: ser um bombeiro. Vestido com a réplica do uniforme da corporação, ele foi ''resgatado'' do quarto do hospital onde estava internado a bordo da escada da viatura. Com a divulgação do fato, acabou se transformando em símbolo nacional da campanha pela doação de medula óssea.

Doações –
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos que não tenha doença infecciosa pode ser um doador. Para isso, basta procurar o banco de sangue da sua cidade, onde será coletada uma amostra de sangue. Caso haja compatibilidade com algum paciente, o doador é chamado para fazer os testes e realizar o procedimento.


"Quanto mais doadores os nossos bancos tiverem, mais pacientes irão se beneficiar. A conscientização das pessoas é importante para que outras crianças, e mesmo adultos, sejam salvas com o transplante", conta o hematopediatra Lizandro Lima Ribeiro.

O HC da UFPR realiza em média 100 procedimentos deste tipo por ano, sendo que em 70% os doadores não são parentes. A sobrevida em crianças, de acordo com o médico, também gira em torno de 70%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade