Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doença ocular

Junho Violeta alerta para o perigo do ceratocone

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 jun 2019 às 14:36
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Coçar ou esfregar os olhos é um ato extremamente comum, quase automático para muitas pessoas. A ação, porém, pode ocasionar o ceratocone, doença degenerativa da córnea que, segundo estimativas, afeta uma a cada 2 mil pessoas no Brasil. Devido à incidência, acontece neste mês a campanha "Junho Violeta" que tem o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.


O ceratocone é uma doença ocular progressiva que costuma aparecer na adolescência, entre os 13 e os 18 anos, e progride por aproximadamente 6 a 8 anos. Após esse período a tendência é de estabilização. Por ser considerada bilateral, a doença, na maioria das situações, atinge ambos os olhos. "O aparecimento pode estar ligado a fatores genéticos, mas o hábito de coçar os olhos com frequência também pode desencadear a doença já que a ação provoca uma alteração da córnea, afetando a sua espessura e o seu formato - que ganha aspecto cônico. Essa irregularidade da córnea também pode levar à miopia e ao astigmatismo", explica Peter Feranczy, mestre em oftalmologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Academia Americana de Oftalmologia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o especialista, é importante detectar o ceratocone ainda em seu estágio inicial, o que remete à importância de exames preventivos. "Por ser progressiva, enquanto não tratada, a doença continua a alterar o formato da córnea, principalmente em jovens".

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


Há vários estágios da doença ocular e, por conseguinte, diferentes tipos de tratamento. Segundo Ferenczy, no estágio inicial, a doença é corrigida com o uso de óculos e lentes de contato. "Aconselhamos ao paciente aquilo que melhor se adapta as suas condições e que promova uma menor agressão à córnea com menor probabilidade de piora da evolução do ceratocone", explica o oftalmologista. Se o paciente optar pelas lentes de contato o modelo utilizado são as lentes rígidas, que proporcionam conforto e melhor qualidade visual.

Publicidade


Caso a doença esteja em estágio um pouco mais adiantado, aplica-se o crosslinking de colágeno - que é realizado em centro cirúrgico, com o paciente acordado e anestesia local (colírios). "É um procedimento ocular que enrijece a córnea enfraquecida pelo ceratocone. É um tratamento eficaz que evita a progressão do ceratocone", afirma o especialista.


Em estágio bem avançado, quando a córnea encontra-se tão frágil e fina que o humor aquoso (líquido que fica atrás da córnea) rompe a membrana e a invade - provocando uma hidropsia corneana - somente um transplante de córnea pode corrigir o problema.


"Não esfregar os olhos de maneira contínua é sem dúvida a grande dica para não prejudicar a saúde de seus olhos e prevenir o aparecimento do ceratocone. Mas, por ser uma doença bastante associada à infância e juventude, também é importante que os pais estejam atentos e, em caso de surgimento de qualquer alteração na visão dos filhos, procurar um oftalmologista. É ele quem realizará os exames necessários para identificar qual o problema ocular e fornecer o tratamento adequado."

Segundo Ferenczy, algumas doenças alérgicas como a asma, eczema, ceratoconjuntivite atópica (alergia ocular) são detectadas mais frequentemente em pacientes com ceratocone.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade