Funcionários da unidade básica da Vila Ricardo, zona leste de Londrina, foram surpreendidos ao encontrar o local sem o sistema de eletricidade na manhã desta segunda-feira (9). Tudo porque a caixa medidora de luz, que fica em frente ao posto, foi arrombada por ladrões durante a última madrugada. Eles quebraram o cadeado e levaram toda a fiação. A Polícia Militar foi chamada horas depois, registrou um boletim de ocorrência e continua no patrulhamento para tentar localizar os responsáveis pelo furto.
Os usuários também saíram perdendo. Apenas as consultas e avaliações que já agendadas estão sendo realizadas. Os outros setores que dependem da energia continuam sem funcionar, como o sistema de cadastramento de novos pacientes via internet e a aplicação de vacinas. Quem procurou a unidade para algum tipo de imunização foi informado de que o estoque não pode ser retirado da geladeira, que permanece em operação por conta de uma bateria cuja vida útil é de mais 48 horas.
Uma servidora que preferiu não se identificar informou que, por conta do calor, as vacinas ainda não foram perdidas. "Se abrirmos o refrigerador, a temperatura vai diminuindo gradativamente", disse. Questionados pela PM, vizinhos não repassaram características de quem teria furtado a fiação. "Esta é a primeira vez que temos um prejuízo desse jeito". A Copel foi acionada para reparar o dano.
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
O secretário municipal de Saúde, Luiz Khoury, argumentou que "foi danificado o lado interno da fiação, que é de responsabilidade da Copel." A secretaria estima que 15 metros de cabos elétricos da parte interna tenham sido furtados.