O secretário municipal de Saúde Felippe Machado anunciou na manhã desta quinta-feira (3) em coletiva online e presencial na Prefeitura de Londrina a ampliação do cadastramento da vacinação contra o novo coronavírus para população geral entre 50 e 59 anos. O cadastro prévio pode ser efetuado pelo site da prefeitura. Acesse aqui. Até o momento, 5.139 pessoas entre 58 e 59 estão cadastradas para imunização.
"A prefeitura consegue nesse momento liberar a vacinação para todo cidadão londrinense entre 58 e 59 anos. Paralelamente a isso, para que possamos organizar nosso planejamento, nós já autorizamos o cadastramento de todo cidadão londrinense com mais de 50 anos. É muito importante isso neste momento porque o cadastro nos dá o universo de pessoas a serem vacinadas e a maneira como vamos planejar a ação para conseguir vacinar essas pessoas da forma adequada", apresenta Machado.
Em relação aos outros grupos da população geral, o secretário adianta que a imunização de alguns serão finalizadas com a alteração do Plano Estadual de Vacinação. "Vai ser possível finalizar a vacinação do grupo das forças de segurança e salvamento, dos trabalhadores da assistência social, dos trabalhadores aeroportuários, dos trabalhadores da rede básica com mais de 40 anos e trabalhadores da saúde com conselho de classe ativo."
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Sobre a expectativa quanto à vacinação das demais faixas etárias o secretário esclarece que não tem como falar em um planejamento, pois não é possível fazer um cronograma de vacinação muito tempo antes pela falta de controle de um cronograma de recebimentos de vacinas via Ministério da Saúde. Segundo Machado, os dados sempre chegam momentos antes do início da vacinação.