Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Preocupação

Maringá e Santo Antônio da Platina confirmam casos de mpox

Jéssica Sabbadini - Especial para o Grupo Folha
04 set 2024 às 19:26
- Getty Images
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os municípios de Maringá, no Noroeste, e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, confirmaram os primeiros casos de Mpox em 2024. Em Maringá, o caso foi registrado em julho, mas ainda não foi contabilizado pela Sesa (Secretaria do Estado da Saúde); já em Santo Antônio da Platina, o paciente foi testado e positivado em abril, fato que só foi registrado no boletim epidemiológico agora.


Secretária de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão Inácio dos Santos explica que o paciente foi um jovem de pouco mais de 20 anos. Ele procurou o serviço de saúde após notar lesões na pele, acompanhadas de febre e dor. O caso foi confirmado na última semana de abril. A suspeita, segundo ela, é de que o jovem tenha se contaminado após um breve relacionamento com uma mulher em visita ao estado de São Paulo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Santos pontua que o paciente não precisou ser internado, mas que foi acompanhado por duas semanas pelas equipes de Vigilância Epidemiológica até ser liberado. Ela reforça que após esse caso, em abril, o município não registrou novas suspeitas da doença viral, mas que é essencial que a população tome os devidos cuidados, como o uso de preservativos durante relações sexuais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Organização Pan-Americana de Saúde afirma que há mais de 9.000 casos de oropouche nas Américas

Imagem de destaque
Primeiro no Brasil

Londrina recebe primeiro consultório do ‘Psicólogos Sem Fronteiras’ do Brasil

Imagem de destaque
Inaugurada em 1944

Santa Casa de Londrina completa 80 anos neste sábado

Imagem de destaque
Infogripe

Casos de Covid continuam em alta no Brasil, mostra boletim da Fiocruz


No caso de Maringá, o município informou que o caso foi confirmado em julho e o paciente já está curado. O homem, de 28 anos, não reside em Maringá, mas realizou o tratamento na cidade. Ele não precisou ser internado e já estava em fase de recuperação quando procurou atendimento médico. O caso ainda não foi contabilizado pela Sesa.

Publicidade


Além desse, outros três casos de Mpox estão em investigação em Maringá. Em 2023, três pessoas contraíram o vírus na cidade.


Segundo dados da Sesa, de acordo com o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), o Paraná tem 16 casos confirmados de Mpox, sendo 12 em Curitiba, 1 em Ivaiporã, 1 em Londrina, 1 em Santo Antônio da Platina e 1 em São José dos Pinhais. Outros 21 casos são suspeitos. Em 2023, o Paraná confirmou 45 casos de Mpox. Não há registro de mortes em decorrência da doença.

Publicidade


O número de casos de Mpox no Brasil em 2024 já ultrapassou o total registrado no ano passado, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.


Até a 35ª semana epidemiológica, que vai até o dia 2 de setembro, foram notificados 945 casos confirmados ou prováveis da doença. Enquanto isso, em todo o ano de 2023 foram 853 casos. A região Sudeste concentra a maioria das notificações, representando 80,7% dos casos.

Publicidade


Entre as unidades da federação, São Paulo registrou o maior número de casos, com 487, seguido por Rio de Janeiro (216), Minas Gerais (52) e Bahia (39). Em contrapartida, não houve registros de casos confirmados ou prováveis nos estados de Amapá, Tocantins e Piauí.


O perfil das pessoas infectadas continua sendo majoritariamente masculino, com 897 casos em homens na faixa etária de 18 a 39 anos. Apenas um caso foi registrado em crianças de 0 a 4 anos, e não há registros de casos confirmados ou prováveis em gestantes.


Em 2024, não foram registrados óbitos pela doença, enquanto, no ano passado, houve dois casos de morte.


Imagem
Londrina registra aumento de 225% no número de incêndios ambientais neste ano
Setembro ainda está no começo, mas já apresenta números alarmantes de incêndios ambientais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade