O carnaval é uma das datas mais esperadas pelos foliões e por aqueles que aproveitam o período para descansar. Nesta época evitar os exageros, ter uma boa alimentação e cuidados básicos são fundamentais para gerar energia e garantir o sucesso das folias, segundo o médico do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, o clínico geral Fernando Noboru Miyake.
Quem vai dirigir durante as viagens ou bailes é importante redobrar a atenção nas estradas, principalmente após as chuvas. O ideal é que o motorista não consuma nenhum tipo de bebida alcoólica.
Segundo o médico é importante lembrar que 90% dos acidentes nesta época são causados por distrações e excesso de bebidas. "O álcool causa diminuição dos reflexos, da capacidade de julgamento e de tomar decisões, além de muitas vezes causar sono", alerta o especialista.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Como as viagens costumam ser mais longas, em razão dos congestionamentos, é possível ficar algumas horas embaixo do sol, portanto, é aconselhável a ingestão de líquidos aos passageiros, de meia em meia hora, para evitar a desidratação.
Outro fator que merece atenção é em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. É muito importante o uso de preservativos para evitar que o excesso de alegria não leve os foliões a relações sexuais de risco.
Também é importante conciliar um cardápio saudável à folia. Diante do calor e da agitação é natural que ocorra perda de líquidos e sais minerais, seja pela exposição ao sol ou pelo desgaste físico em decorrência da elevação da temperatura corporal. Daí a importância de aumentar a ingestão de líquidos.
Não espere sentir sede para beber água, pois este é um sinal de que o organismo precisa de reposição hídrica, que deve ser feita por meio natural, alimentos, sucos de frutas e água de coco, já que a transpiração excessiva provoca perda de sais minerais. Portanto durante a folia vale abusar dos líquidos.
O clima quente colabora para o consumo de alimentos crus, frutas, verduras e legumes, onde se encontram vitaminas, sais minerais e fibras.
As carnes magras, brancas de aves e peixes são mais saudáveis, pois são de fácil digestão. As frituras devem ser excluídas.
E para quem vai cair na folia procure evitar bebidas alcoólicas, ir aos bailes ou desfiles em jejum ou em longos períodos sem se alimentar. O ideal é fazer lanches antes e após a diversão.
Nas viagens preste atenção aos alimentos à base de leite, gordura e ovos, que precisam de refrigeração adequada; evite alimentar-se em locais sem condições de higiene e fique atento onde consumir frutos do mar.
A atenção também deve ser redobrada em relação à exposição solar, que deve ser sem exageros e com cuidado. Procure tomar sol entre 8 e 10 horas da manhã e após as 16 horas, use protetor solar de acordo com o tipo de pele e lembre-se dos bonés e óculos de sol.