O Ministério Público de Londrina apresentou denúncia contra dois médicos do Hospital Zona Norte (HZN) por suposta negligência médica no atendimento a uma paciente que morreu de gripe A em 2009.
A ação criminal está sendo apresentada após o final de investigação feita a pedido da irmã da paciente, Eva Edna Dias, que procurou o MP no final de agosto de 2009, após a morte de sua irmã, Luciane Dias, de 32 anos.
De acordo com o promotor da Defesa da Saúde Púbica, Paulo César Tavares, em entrevista à Rádio Paiquerê AM, Luciane Dias teria procurado atendimento médico por três vezes no Hospital da Zona Norte e somente na última vez, ela foi encaminhada ao Hospital Universitário (HU) quando na avaliação do promotor, tardiamente, foi observado que a paciente estava com a gripe A.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Segundo o promotor, o primeiro atendimento teria ocorrido no dia 6 de agosto, quando a paciente já apresentava um quadro de mialgia e tosse, mas foi encaminhada para casa. Dois dias depois, o quadro de saúde piorou e ela retornou ao HZN com dores torácicas e febre de 39º graus.
"Neste dia, os médicos diagnosticaram broncopneumonia e infelizmente desrespeitam o fluxograma emitido pelo Ministério da Saúde para encaminhamento de pacientes para hospitais de referência, no caso HU, para o tratamento da gripe A. Ela foi novamente dispensada. Somente, na terceira vez que procurou o HZN é que a paciente foi encaminhada ao HU. Ela ficou na UTI do hospital mas não resistiu e veio a falecer poucos dias depois", relatou Paulo Tavares.
Em razão dos fatos, O MP ofereceu a denúncia contra os dois médicos por homicídio culposo. O caso será analisado pelo juiz da 2ª Vara Criminal.