Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Médicos explicam

Entenda como medicamentos à base de cannabis atuam no organismo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 mar 2023 às 16:21

Compartilhar notícia

- P+G Comunicação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A prescrição de substâncias à base de cannabis para o tratamento de diferentes tipos de patologias está cada vez mais difundida em todo o Brasil. De acordo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), apenas em 2021, 40 mil pacientes foram autorizados a importar medicamentos derivados da maconha no país, número que já chega ao total de 71 mil pessoas, em quatro anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A planta da cannabis tem diferentes princípios ativos medicinais, como flavonóides, terpenos e os fitocanabinoides, que são mais conhecidos e têm mais destaque nos estudos médicos; existem mais de 50 tipos com efeitos terapêuticos. Entre eles estão o CBD (canabidiol), THC (tetrahidrocanabinol), CBG (cannabigerol) e CBN (canabinol) que atuam em nosso organismo através do sistema endocanabinóide, conforme explica o Dr. Vitor Jorge Brasil, especialista em medicina preventiva do Eco Medical Center, em Curitiba. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


Publicidade

“Podemos dizer que esse sistema é uma rede, que envolve os sinais químicos dos receptores celulares espalhados por todo nosso organismo. O corpo produz substâncias canabinóides e as enzimas que as degradam, quando necessário. Esse sistema reflete em tudo: humor, apetite, sono, percepção de dor e até na imunidade, o uso de medicamentos derivados da cannabis ajuda a regular esse sistema e, consequentemente, traz melhorias em diferentes aspectos. Fazendo uma analogia com uma orquestra, podemos dizer que o sistema endocanabinóide é o maestro do nosso corpo”, explica.


Imagem
Paraná antecipa vacinação contra a gripe e campanha começa na próxima terça-feira
A Secretaria da Saúde do Paraná vai antecipar o início da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influe


O neurocirurgião Guerino Salmazo Neto, também do Eco Medical Center, ressalta que todas as células do nosso organismo possuem receptores canabinóides. “Principalmente as do sistema nervoso (Receptores CB1) e do sistema imunológico (Receptores CB2). Estes receptores são ativados fisiologicamente principalmente pela substância Anandamida, produzida naturalmente pelo Sistema Nervoso Central, em maiores níveis durante o sono. Denominado Sistema Endocanabinóide, e é responsável por colaborar com o bom funcionamento geral dos órgãos e sistemas, especialmente no que se refere a imunomodulação, neurofisiologia e fisiologia gastrointestinal”, esclarede o médico.

Publicidade

Entre os efeitos terapêuticos conhecidos pela ciência estão o antiepilético, analgésico, antidepressivo, anti-inflamatório, além do controle de enjoo e da ansiedade. Existem estudos em andamento sobre a eficácia da cannabis no tratamento contra o câncer, mas ainda em fases muito iniciais. 

O Dr. Vitor Brasil explica que os pacientes oncológicos são beneficiados pela cannabis na redução dos efeitos colaterais do tratamento. “Quem faz quimioterapia, por exemplo, pode conseguir melhorar o apetite e reduzir os quadros de enjoos causados pelo medicamento”.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo