Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em cinco cidades do PR

Médicos protestam contra "importação" de profissionais

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
24 mai 2013 às 11:11

Compartilhar notícia

- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Médicos e estudantes de Medicina realizam na manhã deste sábado (25), em cinco cidades do Paraná, uma manifestação contra a proposta do governo federal de "importar" profissionais graduados no exterior sem o Revalida - teste de conhecimento específico da área. Haverá ações simultâneas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), um dos organizadores dos protestos, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para o risco de promover a interiorização do atendimento com trabalhadores que estejam "alheios à realidade epidemiológica brasileira".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No início do mês, os Ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores anunciaram a intenção de contratar 6 mil médicos de Cuba, além de profissionais de Portugal e da Espanha, para trabalhar na atenção primária à saúde em regiões mais pobres, onde haja falta de mão-de-obra. Profissionais formados em instituições brasileiras, por sua vez, iriam para o Exterior fazer residência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


De acordo com dados do CRM-PR, o Brasil possui hoje 400 mil médicos em atividade, sendo que 20.463 estão no Paraná. Destes, 9.610 trabalham na capital (47%) e 10.853 no interior do Estado. A média é de um médico para cada grupo de 513 habitantes.

Publicidade


Protestos – Em Londrina, as atividades acontecem a partir das 9h, no calçadão entre as ruas Pernambuco e professor João Cândido. De calça jeans e camiseta branca, os participantes irão levar faixas e distribuir material sobre o cenário da saúde pública brasileira, justificando as razões da dificuldade de fixar profissionais nas periferias e no interior.


Já na capital, haverá uma passeata, saindo da Boca Maldita, na região central, por volta de 8h30, em direção à Praça Santos Andrade. Em Maringá, as ações serão concentradas no Estádio Willie Davids, também a partir das 8h30. No mesmo horário, em Cascavel (oeste), os trabalhadores e estudantes se reúnem no calçadão da Av. Brasil, em frente à catedral. Haverá ainda um protesto no calçadão do centro de Ponta Grossa (Campos Gerais), a partir das 9h.

A organização envolve, além do CRM-PR, a Associação Médica e o Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar). Na capital, participam também acadêmicos da UFPR, da PUCPR, da Evangélica e da Universidade Positivo (UP).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo