O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criou a Missão da ONU para a Resposta de Emergência ao Ebola, e confirmou que as primeiras equipes chegam a Gana amanhã (22).
Da capital, Acra, a missão segue para Guiné, Libéria e Serra Leoa, os países mais afetados pelo surto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 mil pessoas foram infectadas e o número de mortos passa de 2,6 mil.
O anúncio de Ban Ki-moon foi feito após a assembleia geral adotar uma resolução aprovando o estabelecimento da missão de emergência. Segundo o secretário-geral, as equipes vão fornecer ajuda operacional a fim de garantir ação rápida para colocar um fim ao surto. A missão tem como objetivo ainda tratar pacientes, garantir serviços essenciais, manter a estabilidade e prevenir que o vírus se espalhe para países ainda não afetados.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Ban Ki-moon nomeará um representante especial como chefe da Missão, que vai trabalhar em conjunto com a OMS, países que integram as Nações Unidas, organizações regionais, sociedade civil e setor privado.