Tendo em vista o risco de surto de dengue em Apucarana, no Norte do Paraná, a 2ª. Promotoria de Justiça da Comarca ajuizou ação para obrigar o município a contratar agentes de combate a endemias. A cidade tem 16 agentes a menos do que é indicado pelas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. O índice de infestação predial no município é de 6%, o que indica a possibilidade de surto.
No início do ano, a Controladoria Interna de Apucarana já havia se manifestado favoravelmente quanto à contratação de 20 agentes de combate a endemias aprovados em concurso em 2014, havendo inclusive previsão orçamentária para tanto. Apesar disso, o Município não os contratou.
A ameaça de epidemia é reforçada pelo grande crescimento do índice de infestação predial, que era de apenas 0,5% no final de 2014 – tendo havido, portanto, uma multiplicação de 12 vezes no índice, para o que contribuiu a falta de agentes de combate a endemias, que possuem atribuições preventivas.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Na tentativa de fazer a Prefeitura contratar os agentes, a Promotoria de Justiça emitiu em 5 de junho uma recomendação administrativa que não foi atendida, o que motivou o ajuizamento da ação.