Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Xô, mosquito!

Mutirão mobiliza comunidades contra o Aedes aegypti

Redação Bonde com assessoria de imprensa
03 fev 2017 às 18:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um mutirão de limpeza vai eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, neste sábado (4), das 8h às 12h. A mobilização é organizada pela Rumo, maior concessionária de ferrovias do Brasil, com a participação de seus colaboradores e de integrantes de mais de 25 comunidades próximas à ferrovia. O mutirão deve contar com a participação de cerca de 600 pessoas. No Paraná, a ação acontece em Apucarana, Curitiba (Alto Boqueirão e Cajuru), Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa e Rio Negro.

É a primeira ação deste ano do programa "Na Rumo não vai dar Zika", que está em sua segunda edição. O mutirão deste sábado será complementado com plantio de crotalária, espécie que atrai insetos inimigos do Aedes aegypti, com uso de drone montado por alunos do ensino fundamental de Curitiba. Durante todo o mês de fevereiro, haverá ainda circulação de vagões-pulverizadores em ferrovias de 45 localidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na ação "Xô, Mosquito!".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os participantes do mutirão deste sábado vão coletar objetos que retêm água, como garrafas, copos e pneus, das 8 às 12 horas. Equipes orientadas por profissionais da Rumo percorrerão praças, ruas e pátios ferroviários durante a operação. Eles vão receber luvas e camisetas azuis do mutirão. O lixo recolhido será remetido ao sistema público de coleta de cada cidade. Em Curitiba, o mutirão tem amplo apoio da comunidade e da administração municipal, com participação de agentes sanitários da prefeitura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Nova atividade

Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer

Imagem de destaque
Recorde

Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal

Imagem de destaque
Doença crônica

Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos


Em 2015, houve mobilização de mais de 400 pessoas em 14 municípios. A expectativa é que, neste ano, a participação seja ainda maior. "As pessoas já conhecem a campanha e mostram-se mais sensíveis à mobilização, sabem que é importante prevenir", relata a coordenadora de Relações Sociais da Rumo, Carmen Maron.

Publicidade


Trens com pulverizadores


Além dos mutirões de limpeza, o programa "Na Rumo não vai dar Zika" promoverá, a partir deste sábado (4), operação "Xô, mosquito!", centrada na circulação de vagões de combate ao mosquito Aedes aegypti. Equipamentos de pulverização acoplados aos vagões vão aplicar inseticida de forma segura para a população, ao longo das linhas férreas. Três composições com aplicadores foram montadas pela Rumo para atender municípios nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A campanha também se ocupa de divulgar informações preventivas. Com a proliferação do Aedes aegypti, é necessário recolher reservatórios de água parada como frascos, copos, tampas de garrafa, pneus e cacos de telha. O Brasil registrou 794 mortes por dengue, chikungunya e zika no ano passado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo