O Ministério da Saúde lançou uma nova rodada de contratações para o "Mais Médicos", programa que prevê investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais da área. O novo edital, que será lançado nesta sexta-feira (16), abre espaço para que até 1,5 mil municípios solicitem vagas de contratação dentro do programa. Desse total, 424 não participavam do programa. No Paraná, 62 municípios vão poder participar da nova fase. Londrina, que já tem 21 profissionais do programa, está entre as cidades.
Além da incorporação de novas localidades, a estratégia agora passa a ofertar vagas para médicos interessados em participar do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), incorporado ao Mais Médicos.
Aqueles que optarem pelo Mais Médicos têm de ficar três anos no local escolhido e recebem ajuda de custo, auxílio moradia e alimentação. No novo formato, se o profissional optar por ingressar no sistema Provab e tiver interesse em ficar até três anos, nos dois anos seguintes ele recebe ajuda de custo. Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro para confirmar sua participação.